Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Nokia quer festejar como se fosse 2005. A HMD Global pretende lançar mais um celular totalmente retrô em 2021. É o TA-1295 será um modelo flip à moda antiga da Nokia, com conexão (nem tão retrô assim) 4G.

A certificação do aparelho apareceu no FCC – órgão responsável pela regulamentação de dispositivos eletrônicos fabricados ou vendidos nos Estados Unidos –, e mostra que o TA-1295 será um modelo bem parecido com o 2720, celular de Flip lançado em 2019 pela Nokia.

publicidade
Sem Android

De acordo com os documentos, o TA-1295 terá conexão 4G LTE e Wi-FI de 2.4 GHz, além de uma bateria de 1500 mAh que será alimentada por um carregador de 5 W padrão micro-USB. A certificação também cita que o celular terá uma câmera. As especificações não foram reveladas.

Comparada aos aparelhos convencionais, a bateria pode até parecer pequena, mas vale lembrar que estamos falando de um celular retrô, sem a metade dos aplicativos utilizados nos smartphones, de modo que a sua autonomia deve ser suficiente para o uso proposto.

Apesar disso, vale lembrar que o novo Nokia também utilizará o KaiOS – sistema baseado em Linux que garante pelo menos o acesso a aplicativos básicos, como um browser para acessar a internet, leitor de e-mails e até versões simplificadas do WhatsApp e Facebook.

Alternativa para mercados onde o Google não opera

A HMD Global tem aproveitado da nostalgia ao redor da Nokia para emplacar aparelhos mais básicos em mercados como a China, onde os aplicativos do Google não são permitidos. O modelo também pode ser uma ótima indicação para usuários idosos que não estão tão habituados a interface do Android e iOS, mas também precisam se comunicar.

publicidade

O throwback tem certa justiça poética. A Nokia foi líder do mercado de celulares durante os anos 1990 e 2000. No entanto, após o seu retorno em 2016, ainda batalha para se consolidar entre os grandes players da nova geração. Além do TA-1295, o Nokia 1.4, um smartphone de entrada também é previsto para 2021.

Via Gizbot