Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

De olho no rápido crescimento da popularidade dos boletins informativos, o Facebook está trabalhando em ferramentas de newsletters voltadas para atender escritores e jornalistas. A plataforma de rede social não quer ficar para trás do concorrente Twitter, que adquiriu a Revue essa semana. Com as newsletters, o FB quer oferecer sua própria alternativa para esses profissionais.

Ainda em estágio inicial de desenvolvimento, a plataforma de Mark Zuckerberg aparentemente segue a linha das outras empresas do segmento. Ou seja, haveria as funcionalidades de criação de lista de assinantes e organização de emails. A plataforma de newsletters do Facebook apresentaria também recursos para criadores de conteúdo e jornalistas construírem seus seguidores e serem financiados com seus boletins informativos.

publicidade

Uma iniciativa parecida com o News Initiative, do Google já foi lançada pela rede de Zuckerberg, com a prerrogativa de fomentar a capacitação e o investimento em projetos locais de notícias. A plataforma de newsletters faria parte dessas movimentações do Facebook Journalism Project, em auxílio aos jornalistas e escritores independentes e/ou iniciantes.

Substack e Twitter

A Substack é um dos maiores exemplos de grande atividade dessa área nos dias de hoje. A empresa tem conseguido alcançar um sucesso bastante relevante ao possibilitar que criadores de conteúdo publiquem e distribuam boletins gratuitos e pagos por email para seus seguidores.

Essa startup, fundada em 2017, chegou a ficar na mira do Twitter para ser comprada. Mas, após as negociações não irem adiante, a rede social do passarinho azul acabou adquirindo a holandesa Revue como citamos acima. A Revue é uma ferramenta para criar, monetizar e publicar boletins informativos enviados por email.

Facebook reforça interesse em apoiar os jornalistas

Campbell Brown, vice-presidente de parcerias de notícias globais do Facebook, afirma que as ações da plataforma têm como objetivo apoiar jornalistas e especialistas com seus negócios online. O projeto de newsletters faz parte do plano do Facebook de fornecer trabalhos legítimos de jornalistas e escritores. Assim como ocorre com o News Tab, que exibe conteúdos de editores como os do The Washington Post, Bloomberg, The Wall Street Journal e The New York Times.

publicidade

A rede social de Mark Zuckerberg parece estar bastante empenhada em suas movimentações visando o meio jornalístico. A plataforma de newsletters para jornalistas do Facebook ainda não tem uma data oficial para lançamento, mas os executivos esperam que ainda no meio do ano de 2021 ela já esteja em atividade.

Via PocketNow e The New York Times

Imagem: Zeljkosantrac (iStock)