AppleNotíciasLG vai interromper produção de telas LCD para iPhones

Juliana Crem1 mês atrás4 min

A vida não está fácil para a LG. Depois do CEO negar que vão encerrar a produção de smartphones e voltar atrás, a empresa sul-coreana decidiu interromper a produção de telas de cristal líquido LCD que usados nos iPhones.

Não é a primeira vez que isso acontece. No fim do ano passado, a linha AP3, da fábrica de Gumi, na Coréia do Sul, já havia parado de fabricar os painéis para smartphones. Segundo a própria LG Display, a produção de LCD para iPhones tem baixa lucratividade para a companhia.

A linha AP3 da LG Displays, no entanto, não será encerrada, apenas vai mudar de ares. Ao que tudo indica, a fábrica passará a produzir telas para automóveis.

Prejuízos acumulados

A saída da LG do universo de smartphones tem sido especulada há algum tempo, visto que a empresa tem amargado prejuízos por 23 trimestres consecutivos. Kwon Bong-seok, CEO da empresa, que assumiu o cargo no ano passado, prometeu que este seria o ano da virada e que o lucro chegaria.

Durante o CES 2021, a empresa chegou a anunciar novidades para o setor. No entanto, notícia divulgada hoje (20/01) pelo Korea Herald afirma que Bong-seok mudou de ideia e já repensa a produção de smartphones, cogitando venda, redução e até retirada do negócio.

Em 2019, a empresa chegou a suspender a fabricação de celulares. Em dezembro, anunciou a reorganização da área para terceirizar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade.

A pausa na fabricação de telas para iPhones já seria um primeiro indicativo de que a LG deve deixar de lado tudo o que envolve o universo dos celulares.

A decisão não tem necessariamente relação com a possível saída do mercado de Smartphones. A produção de LCD já era uma batalha perdida. A Apple decidiu mudar as telas dos modelos mais recentes de LCD para OLED (diodo orgânico emissor de luz). Chamada de Super Retina a nova tela está presente nos iPhones X, XS, XS Max, 11 Pro, 11 Pro Max, 12, 12 mini, 12 Pro e 12 Pro Max. O iPhone SE 2020, que ainda usa tela LCD, vai passar a usar o painel fabricado por empresas como JDI e Sharp.

Via Gizmochina

Foto Terje Sollie / Pexels / CC