Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Se você tentou usar o Signal e falhou, saiba que não está sozinho: a empresa confirmou pelo Twitter que seu app de mensagens criptografadas apresentou “dificuldades técnicas” e acabou ficando fora do ar nesta sexta-feira, 15 de janeiro. Os detalhes de quais seriam essas dificuldades não foram elaborados.

O aplicativo Signal é uma das “opções para quem quer sair do WhatsApp”, e vem recebendo, nas últimas semanas, um volume bem maior que o normal de novos usuários. Isso se deu devido a empresas tradicionais, como Facebook, WhatsApp e Twitter, fecharem o cerco contra manifestações de discursos de ódio, forçando alguns usuários a migrarem para a plataforma. Entretanto, mudanças recentes na política de privacidade do WhatsApp também fizeram com que alguns internautas procurassem outros serviços do tipo.

publicidade

Ah, sim. Ele também é o app de mensagens usado por Elon Musk.

 

Signal fora do ar

Signal apresentou falha ao longo desta sexta-feira (15/01) e impossibilitou a criação de novas contas e o envio e recebimento de mensagens (Captura de tela)

Sucesso absoluto nos últimos dias

O Signal oferece mensagens totalmente criptografadas (ou, no termo técnico, “de ponta a ponta”), o que, em termos resumidos, quer dizer que apenas o emissor e o receptor da mensagem sabem de seu conteúdo – a empresa entende apenas que houve uma conversa, mas não consegue “ler” seu conteúdo ou “ver/ouvir” suas mídias.

Ainda não é possível afirmar se a queda tem relação com o volume acrescido de usuários, mas não seria nada implausível: segundo o New York Times, somente na última segunda-feira (11/01), o Signal registrou 1,5 milhão de novas contas no app – em 2020, ele marcava “apenas” 50 mil downloads diários.

publicidade

Até o fechamento desta nota, o Signal seguia fora do ar. Em um teste rápido conduzido pelo Vida Celular, não apenas a troca de mensagens estava comprometida, mas também uma nova conta não pôde ser criada. A empresa prometeu uma solução “o mais rápido possível”.

Via The Verge

Imagem: Daniel Constante/Shutterstock