Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google Assistente agora conta com um Modo Convidado nas caixas de som smart do Google, oferecendo um controle maior sobre as configurações de privacidade. O timing para a inclusão dessa funcionalidade é o melhor possível, já que a privacidade é grande preocupação não só para os usuários, mas também para as empresas.

Os questionamentos sobre coleta de dados e rastreamento de usuários vêm trazendo mudanças para Big Techs como Google e Apple, que estão ajustando suas políticas para (supostamente) adotarem uma maior transparência sobre o uso dessas informações. Em 2019, o Google implementou uma série de mudanças de privacidade nas gravações de áudio do Google Assistente após polêmicas sobre monitoramento e transcrição de áudios privados sem a autorização dos usuários. Dessa forma, o Google Assistente passou a permitir a exclusão de dados, e também passou a avisar aos usuários que as conversas podem ser revisadas e transcritas por humanos.

publicidade
Como funciona o Modo Convidado do Google Assistente?

Quando o usuário liga o Modo Convidado, as interações feitas a partir desse momento não serão salvas na conta Google ativa. Assim, é possível tocar a música que quiser, dar comandos e controlar os dispositivos sem que os dados da interação sejam vinculados à conta, permitindo que o usuário tenha mais controle sobre sua privacidade. Com esse modo, suas visitas e convidados não vão ficar sabendo quais são todos os itens da sua agenda diária.

O Modo Convidado está disponível para dispositivos como o Nest Hub Max e o Nest Audio e, para ativá-lo, basta dizer “Hey Google, ligue o Modo Convidado”, e ele continuará ativo até que o usuário dê o comando para que ele seja interrompido. A nova funcionalidade é ótima para quem divide os dispositivos com outras pessoas, já que as informações não ficam salvas e assim, não se misturam.

Vale lembrar que, apesar de não salvar mais os áudios dos usuários, o Google Assistente ainda encoraja que os usuários ativem a função de gravação para dar sugestões mais personalizadas. Como essas gravações também podem ser deletadas depois, quem gosta de mais privacidade não vai precisar se preocupar (tanto).

Até o momento, a nova funcionalidade só está disponível para os dispositivos Nest cuja língua nativa é o inglês. No entanto, o Google Assistente planeja lançar o Modo Convidado para celulares com sistema Android e iOS e em mais línguas. Por isso, muito em breve a nova funcionalidade pode estar chegando por aqui.

publicidade

Via Android Community

Imagem: Kaufdex/Pixabay