Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Intel reservou um tempo na CES 2021 para oferecer uma prévia de novos processadores e plataformas. Foi muita coisa para apresentar em 30 minutos, mas há muita informação interessante que mostra o que a Intel prepara para esse ano.

Alder Lake

Como falamos de mundo mobile, vamos começar pelo seu próximo grande lançamento de chips. Os chipsets híbridos Alder Lake, que – como seu predecessor Lakefield – utilizará uma abordagem semelhante à tecnologia Big.Little, da Arm, usando um único encapsulamento para maximizar desempenho e eficiência energética.

publicidade
Intel novos processadores 2021

Slide da Intel sobre as características dos novos processadores Alder Lake, que serão lançados ao longo de 2021.A plataforma está preparada para brigar de frente com o chip ARM M1 da Apple. A Intel diz que usa uma arquitetura híbrida semelhante ao BIG.little da ARM, utilizando núcleos de alto desempenho junto com outros de alta eficiência. No entanto, a Intel deseja que essa plataforma seja a base dos futuros processadores para desktop e notebook, em vez de se concentrar apenas em plataformas móveis.

Esses chips usarão uma versão aprimorada do processo de fabricação SuperFin de 10nm (nanômetros) e, ao contrário das outras plataformas anunciadas hoje, o Alder Lake fará parte dos processadores Intel de 12ª geração. O CEO Bob Swan disse que ele será o SoC “mais escalonável de energia” da Intel para desktops e dispositivos móveis.

Mas, provavelmente chegarão ao mercado no segundo semestre deste ano, então, vamos acompanhar para verificar o desempenho e consumo de energia. De qualquer forma, já temos aqui uma ótima notícia de concorrentes em uma corrida acirrada buscando o melhor para nós. E o que é notável é o projeto da Intel, com planos para chips híbridos que vão muito além de simples dispositivos móveis. Vamos acompanhar esse movimento.

Tiger Lake

Nas atuais CPUs da 11ª geração, a Intel anunciou seus processadores Tiger Lake H-35 de 35W (watts) e 45W para notebooks. Eles são essencialmente as variantes Tiger Lake de 15W e 35W, mas aumentados para 35W e 45W, respectivamente, permitindo que alcancem velocidades de clock de 5,0 GHz. Essa velocidade é muito bem vinda para dispositivos móveis. Eles oferecerão até oito núcleos e recursos como Thunderbolt 4, Wi-Fi 6 / 6E e PCIe Gen 4 para suportar GPUs (processadores gráficos) dedicadas de alto desempenho.

publicidade
Intel novos processadores 2021

Slide da Intel exibe os novos processadores Tiger Lake H-35, para notebooks.

Processadores para a plataforma de educação

A Intel também está atualizando sua linha de processadores Pentium Silver e Celeron com processadores Jasper Lake fabricados com o processo SuperFin de 10nm. A empresa informou que o desempenho geral de aplicações é de até 35% superior e o desempenho de gráficos chega a ser 78% melhor na comparação com gerações anteriores.

Isso permite desempenho de aplicativos e navegação livres de interferência mesmo em uso multitarefa, além de recursos avançados de câmera e conectividade para uma experiência aprimorada de videoconferência e visualização. Essa linha será utilizada em produtos para ambientes educacionais. O que é muito interessante porque, como sabemos, são processadores mais baratos, que poderão alcançar um número maior de escolas e institutos.

O processo SuperFin de 10nm ativará dispositivos básicos e para a educação na forma de Jasper Lake. As linhas de processadores Pentium Silver e Celeron baseadas na nova arquitetura prometem um aumento de desempenho de 35% na maioria dos aplicativos e desempenho gráfico 78% melhor.

Para os entusiastas de PCs desktops, a Intel anunciou o processador Rocket Lake Core i9-11900K com suporte a PCIe 4.0, aumentando o IPC (número de Instruções Por Ciclo) em 19% em uma tentativa de arrebatar a AMD na área de jogos.

Intel novos processadores 2021

E, finalmente, a Intel apresentou o Tiger Lake para os consumidores empresariais, dividindo seus produtos em duas linhas – vPro e Evo vPro. O último é basicamente vPro mais a plataforma Evo atual da Intel. Ambos oferecem segurança aprimorada e recursos de negócios como costumam fazer.

Vale reforçar que todos os novos produtos devem chegar neste trimestre, exceto o esperado Alder Lake, uma série que chegará no segundo semestre deste ano. Mais informações no Intel Newsroom.

Via GSM Arena