Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Análises feitas na atualização mais recente do Google Phone (ou Google Telefone, se você preferir) revelaram uma funcionalidade no app que pode gravar automaticamente chamadas, um recurso que pode aumentar sua segurança. A dica foi vista em linhas de código no pacote instalado, e mostram o Google Phone executando a gravação de chamadas recebidas pelos usuários do aplicativo.

Se essa funcionalidade se confirmar em versões futuras, a gravação será realizada automaticamente sempre que a ligação vier de um número que não estiver na agenda do usuário. Também há no conteúdo do pacote da aplicação partes de código voltadas para a exibição de avisos. Em um deles, o Google Phone avisará que a ligação está sendo gravada. Para o usuário que recebe a ligação, as linhas de código analisadas dizem:

publicidade

Você ou a outra pessoa em sua chamada pode estar em uma ligação que exige que todos permitam sua gravação. Todos serão notificados com antecedência de que a chamada está sendo gravada. Depende de você seguir as leis sobre a gravação de conversas. As gravações são armazenadas apenas no seu telefone.

Quem será gravado afinal?

Segundo analistas que interpretaram o código mais a fundo, não está claro ainda se somente números telefônicos fora da lista de contato do usuário terão a chamada gravada. Por um primeiro momento, parece ser um recurso interessante para quem recebe ligações de cobrança ou de vendas de produtos. Também pode ser bem útil para alguém que por acaso receba ameaças feitas por números desconhecidos.

 

As informações também mostram um aviso sobre espaço na memória do celular do usuário. Assim, o Google Phone não gravaria as chamadas no caso do celular não ter espaço suficiente, algo que faz todo o sentido. Um botão poderia excluir tudo que foi gravado.

publicidade

Muitas vezes, a leitura de códigos de uma atualização nos dá importantes mudanças futuras da aplicação. É necessário, porém, deixar claro que nem sempre elas serão implementadas. Assim, não dá para garantir que essa funcionalidade de gravação automática vá realmente ser lançada um dia.

Via 9to5Google e XDA Developers

Imagem do destaque: cottonbro/Pexels