Quem esperava saber como será o novo dobrável da Huawei, o Mate X2, já em janeiro de 2021, pode procurar um lugar para sentar, pois o lançamento do novo modelo da fabricante chinesa vai atrasar. A informação foi vazada nesta quinta-feira (07/01) no Twitter pelo perfil Teme (@RODENT950). “Mais lançamentos adiados. Desta vez o Mate X2, originalmente planejado para sair neste mês, mas, atualmente, adiado”, postou.
More postponed launches, this time Mate X2, originally plannet release on this month but currently it is postponed.#HuaweiMateX2
— Teme (特米)😷 (@RODENT950) January 6, 2021
O leaker não informou, no entanto, qual a nova data estabelecida pela Huawei para mandar o dobrável ao mercado, nem cravou o motivo que teria levado a fabricante a atrasar o lançamento do Mate X2. Há, no entanto, uma teoria bastante forte correndo na imprensa internacional, e ela indica que o motivo do atraso estaria ligado à escassez do processador Kirin 9000, programado para o flagship.
“Irmão” mais velho pode ser responsável pelo atraso
A falta do chipset Kirin 9000, novidade da Huawei, tem como responsável o “irmão” mais velho do Mate X2, e que pode ser apontado como culpado pelo atraso no lançamento previsto para janeiro. O SoC de 5nm foi o escolhido pela fabricante para equipar o Huawei Mate 40 e toda sua família (Mate 40 Pro e Mate 40 Pro+), aumentando a demanda pelo chipset e, com isso, provocando uma escassez de peças.
Como a Huawei também estaria trabalhando na produção do Huawei P50 (com visual bastante curioso, aliás) para este trimestre, e ele também seria turbinado pelo Kirin 9000, a empresa, que enfrenta fortes sanções do governo dos Estados Unidos, estaria encontrando dificuldades para conciliar a fabricação dos smartphones e cumprir os prazos previamente planejados. Já que vai atrasar, o que se espera do Huawei Mate X2 é que ele chegue com especificações realmente impressionantes. Os últimos vazamentos indicam que, além de ser dobrável como o Samsung Galaxy Fold 2, ele terá uma taxa de atualização de 120Hz para a tela principal, câmeras poderosas e suporte para caneta.
Via Playfuldroid e GizmoChina