Um relatório da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) apresenta dados bastante positivos sobre as vendas dos modelos maiores de iPhone 12, mas em compensação, o irmão menor da linha, o modelo iPhone 12 Mini, não tem feito muito sucesso.
Os modelos do iPhone 12 representaram 76% das vendas dessa linha da Apple durante o período de outubro a novembro após seus lançamentos. O iPhone 12 padrão, de 6,1 polegadas, obteve a maior parcela das vendas do novo iPhone nos Estados Unidos, ocupando 27% do total. Os modelos iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max alcançaram cerca de 20% das vendas, não ficando tão distantes do modelo líder.
Em 2019, a situação foi um pouco diferente com relação às vendas do iPhone 11, que alcançou 69% do total relacionado ao smartphone carro-chefe da Apple nos EUA. Dessa fatia, o iPhone 11 padrão obteve 39%, superando com certa folga os 30% alcançados pelos seus modelos iPhone 11 Pro e 11 Pro Max juntos.
Quanto ao iPhone 12 Mini, sua presença nas vendas foi bem mínima, se comparadas com os modelos maiores. Com apenas 6% das vendas totais de iPhones 12 durante outubro e novembro de 2020, o dispositivo de 5,4 polegadas parece bem longe de alcançar o sucesso esperado pelos usuários mais otimistas do modelo.
Preços maiores podem gerar vendas menores
O analista Mike Levin, parceiro e cofundador do CIRP, especula que isso deve estar ocorrendo por causa dos preços de venda. Em valores convertidos, sem acréscimos de taxas e impostos, o iPhone 12 Mini, apesar de possuir todos os recursos existentes nas versões maiores, é encontrado por cerca de R$ 3.694 nos EUA. Já o iPhone XR e o iPhone 11 custam respectivamente R$ 2.637 e R$ 3.166.
As diferenças nos valores são muito significativas. E se considerarmos que o iPhone SE de 2ª geração, lançado em abril de 2020, é encontrado por R$ 2.108 (em valores convertidos, sem taxas e impostos), uma melhora nas vendas do iPhone 12 Mini talvez não seja tão fácil de ser alcançada caso os preços não sejam reduzidos (o que é improvável).
Via 9 to 5 Mac