Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Facebook está desferindo diversos ataques contra a Apple desde que a companhia anunciou novos recursos de privacidade para usuários do iOS 14. A rede social alega que a medida vai impedir publicidade personalizada pela navegação do usuário, prejudicando anunciantes.

Agora, o BuzzFeedNews compilou diversos comentários de funcionários do Facebook feitos durante uma apresentação. Muitos trabalhadores consideram hipócrita a postura da rede social em relação as medidas da Apple para aumentar a privacidade de seus usuários.

publicidade

“Não estamos preocupados que nossa postura de proteger [pequenas e médias empresas] saia pela culatra, já que as pessoas veem isso como ‘FB protegendo seus próprios negócios’?”, disse um funcionário durante a apresentação. “Parece que estamos tentando justificar fazer uma coisa ruim nos escondendo atrás das pessoas com uma mensagem simpática”, finalizou ainda.

“A única coisa que estou ouvindo, repetidamente, é ‘isso é ruim para os negócios’, e eu realmente gostaria que alguém no topo dissesse explicitamente: ‘As pessoas estão melhor se não souberem o que nós estamos fazendo se não tivermos que nos explicar a eles se eles não tiverem a opção de aceitar ou não nossas práticas”, disse outro.

Facebook X Apple

O Facebook e começou uma série de ataques em jornais impressos dos EUA contra a Apple (que você pode conferir aqui e aqui). Após o texto mais recente contra, o CEO Tim Cook deu mais uma resposta pessoalmente ao Facebook, em seu perfil no Twitter.

O CEO apresentou um print da tela do iOS 14 que pergunta ao usuário se ele deseja ter seus dados rastreados pelo app do Facebook ou não. No pop-up da mensagem, existe um espaço que contém o seguinte texto (que pode carregar leves traços de ironia): “Aqui, junto de outras telas, o Facebook pode explicar porque os usuários devem permitir o rastreamento”.

publicidade

O Facebook já havia escrito um texto em seu blog oficial e dispensado uma quantia alta para dois anúncios de página inteira, em dias intercalados, nas versões impressas de grandes jornais como New York Times e Washington Post com ataques contra a Apple.

O propósito era criticar essa política de proteção dos dados dos usuários. Nos textos, o Facebook alega que essa atualização irá “abalar a liberdade” da internet. Além de afetar os negócios de “pequenas empresas” que precisam dos dados que sua rede social coleta para fazer anúncios pagos. Segundo o dono da rede social, sem esse rastreamento, os anúncios pagos dos pequenos negócios podem ter um corte de 60% nos números de resultados.

Foto: Pixabay/Armand Velandz/Pexels

Via BuzzFeedNews