Com a pandemia do Covid-19 e o distanciamento social, o Natal esse ano será um pouco diferente dos últimos. Sabendo disso, muitas marcas de tecnologia estão procurando lançar dispositivos e recursos novos para (de certa forma) aproximar as famílias nessa época do ano, através das chamadas de vídeo. A Amazon, de sua parte, anunciou que a assistente Alexa terá um novo recurso, que possibilita a criação de chamadas em grupo (com áudio e vídeo), a partir de um comando.
Essas chamadas em grupo com a assistente Alexa, permitirá até sete participantes que possuírem os dispositivos da Amazon compatíveis como Echo, Echo Dot e Echo Show (a empresa não especifica se dispositivos de outras marcas também terão compatibilidade). As pessoas poderão renomear os grupos como quiserem pelo app da Alexa, assim o usuário pode fazer uma ligação utilizando apenas o comando de voz.
Além disso, os usuários não terão limites de chamadas nem de tempo, podendo realizá-las quando quiser de forma gratuita. E recentemente, a marca confirmou que também vai lançar efeitos visuais para chamadas de vídeo. Parece mesmo que a Amazon está investindo nesse ramo, já que própria empresa assume que as videochamadas e os encontros estão cada vez mais populares.
Esse novo recurso de chamadas em grupo da Alexa está disponível em 14 países (inclusive no Brasil) . Também com o objetivo de diminuir esse distanciamento no fim do ano, o Zoom removerá o limite de tempo das ligações grátis. Já o Google anunciou que a plataforma de chamadas e conferências Meet já recebeu recurso de legendas simultâneas em português. No caso do Microsoft Teams, a plataforma apresentou atualizações para a sala de aula virtual.
Via XDA Developers e The Verge