Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Usuários do Twitter acordaram com uma surpresa nesta quinta-feira (17), a rede social voltou ao padrão antigo, com opções separadas para retweets comentados e sem comentário. Isso reverteu a mudança que colocava o retweet com comentário (ou Quote Tweets como a plataforma chama) como padrão na hora de “dar RT” em algum conteúdo.

Criado em agosto, o modelo chegou com a intenção de incentivar mais interações na rede social. Já que tentava evitar que você apenas retuitasse postagens de outros usuários, algo extremamente comum na plataforma.

publicidade

Apesar disso, a mudança não agradou grande parte dos usuários que utilizam o Twitter a mais tempo, o que explica o breve fim do retweet com comentário padrão. De acordo com os próprios desenvolvedores, a mudança não teve o efeito pretendido e, por isso, foi removida. Agora, as opções “retweetar” e “retweetar com comentário” voltaram a aparecer.

Mudanças nem sempre bem-vindas

“Esperávamos que essa mudança encorajasse uma amplificação cuidadosa e também aumentasse a probabilidade de que as pessoas acrescentassem seus próprios pensamentos, reações e perspectivas à conversa. No entanto, observamos que solicitar Tweets com comentário não parecia aumentar o contexto. 45% dos Tweets com citações adicionais incluíam apenas uma única palavra e 70% continham menos de 25 caracteres”, diz o blog do Twitter.

Quote Tweets, sistema de retweet com comentário foi removido

Foto: Divulgação/Twitter

Ainda de acordo com o texto, o novo padrão também diminuiu o número de retweets na plataforma. Sim, aparentemente os usuários não se sentiam muito encorajados em comentar certos conteúdos. Mesmo não sendo obrigatório a citação, acabaram deixando de compartilhar. Nesses meses o Twitter registrou uma redução de 20% no número de compartilhamentos de tweets.

O Quote Tweet, como foi chamados pelo Twitter o retweet com comentário, é mais uma tentativa da plataforma de modernizar seu sistema tradicional. Recentemente a rede social adicionou o Fleets, bastante semelhantes com os stories do Instagram . Apesar de ainda estar ativo, não parece ter caído muito nas graças dos usuários.

publicidade

O Twitter também está testando um sistema de envio de áudio, mas o sistema ainda está em teste e, por enquanto está disponível apenas no aplicativo para alguns usuários, sem previsão de quando vai chegar na versão web do serviço.

Via Mac Rumors