Com o aumento das lives e a popularidade dos streamers cada vez maior, o YouTube decidiu liberar o HDR para transmissões ao vivo. O recurso, que até então só era permitido para vídeos gravados, dá mais definição para as cores e as torna mais vibrantes. Ele já está disponível para todos os usuários com TVs equipadas com HDR.
Apesar da liberação, o YouTube avisa aos criadores que para o conteúdo ser disponibilizado em HDR é necessário a utilização de um encoder específico, além da captação com dispositivos com câmeras que suportem o formato, é claro.
Os usuários que desejarem assistir com cores em alta qualidade também precisarão de dispositivos compatíveis com a tecnologia. De acordo com o YouTube, além de TVs e smartphones com displays HDR, outros dispositivos como o Chromecast Ultra, Windows e Macs também terão acesso ao recurso.
Como funciona o HDR
HDR é a abreviação para a sigla High Dynamic Range, uma tecnologia que permite mais controle de contraste e brilho, transformando as cores dos dispositivos mais vivas, otimizando a temperatura das imagens. A tecnologia se popularizou em televisores 4K, mas hoje em dia faz sucesso em telas bem menores, nos nossos smartphones.
A diferença da imagem com esta função ativada é bem perceptível, principalmente em games, em que há muita velocidade e informação na tela. Deste modo, a liberação do YouTube pelo HDR em lives também beneficiará a plataforma como mais um atrativo para os streamers transmitirem suas partidas pelo YouTube Gaming.
Via GSM Arena e Olhar Digital.