Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Para quem aguardava na fila de espera pelos aparelhos da família Galaxy S21, para serem vendidos no Brasil, a boa notícia é que nesta segunda-feira (7) a Anatel testou e certificou os dispositivos.  A má notícia é que o Galaxy S21 virá sem carregador e sem fones de ouvido.

A informação foi verificada no relatório da agência reguladora onde o documento confirma que a Samsung não vai disponibilizar  nem carregador, nem fones de ouvido aos compradores. Para realizar os testes a Anatel usou adaptadores 25W.

publicidade

No certificado disponibilizado pela Anatel consta que foram homologados os modelos Galaxy S21, S21+ e o S21 Ultra, que correspondem às identificações: SM-G991B, SM-G996BO e  SM-G998B, respectivamente. O que não ficou decidido é se os dispositivos manterão o nome S21 ou se serão renomeados para S30.

Por enquanto a única certeza mesmo é que o Galaxy S21 virá sem carregador e sem fone. Pelo menos é o que consta nas certificações de cada dispositivo conforme divulgado pela Anatel.

Documento de homologação da Anatel confirma Galaxy S21 sem carregador Crédito: Reprodução/Anatel)

Pau que dá em Chico dá em Francisco

Não é que há pouco tempo a Apple também causou polêmica ao lançar o iPhone 12 e ter que justificar porque excluiu do pacote o carregador e os fones?  A companhia fez o mesmo com o iPhone 11, XR, SE e Apple Watch.

publicidade

Só que à época a Samsung literalmente “tirou onda” da ação da concorrente  e provocou a Apple ao compartilhar no instagram @motorolabr  uma imagem bem polêmica, conforme é possível ver na foto reproduzida.

Samsung provoca Apple em publicação compartilhada no instagram motorolabr Crédito: Reprodução/motorolabr

Na época a Apple argumentou que a medida pretendia reduzir a geração de lixo eletrônico  e proteger o meio ambiente, além disso vários usuários possuíam os acessórios. Só que a explicação da empresa .não “colou”. Tanto que notificada pelo Procon-SP  e pela Secretaria Nacional do Consumidor.

Segundo o Procon, em São Paulo é bem possível que a Apple seja obrigada a fornecer aos compradores os acessórios. A Apple se esquiva e explica que os clientes poderão usar carregadores de outras marcas compatíveis com o dispositivo, desde que sejam certificados pela Anatel.

Via Anatel