Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O Google está lançando um novo pacote de recursos. Dessa vez será a narração de livros no Android, feita automaticamente com diferentes narradores digitais. Assim, o usuário ​​não vai mais precisar esperar pela gravação profissional daquele lançamento especial em audiobook para ouvir nas suas próximas caminhadas. Sem falar que, além dos livros mais novos, o recurso também poderá ser usado em muitos clássicos.

publicidade

A empresa de Mountain View se uniu a editoras dos EUA e do Reino Unido para criar esse recurso de narração automática de livros no Android (vendidos na Play Store).

A proposta é que o recurso funcione com todo e qualquer e-book vendido no Google Play nos dois países, mas é claro que o Google conta com a colaboração das editoras para preparar cada audiobook. Por enquanto, as editoras receberão apenas a versão beta da ferramenta para criar audiobooks auto-narrados, mas o recurso será disponibilizado para todas no início de 2021.

Infelizmente, pelo menos por enquanto, a funcionalidade não chegará ao Brasil, mas se você tem a conta do Google Play nos Estados Unidos ou Reino Unido, vai escutar os livros digitais em inglês que tenha comprado por lá em audiobooks.

Novidades no Android Auto

Também está prevista outra atualização que deve facilitar a navegação na estrada. O Android Auto agora está pronto para ser lançado em mais países já nos próximos meses.

publicidade

Imagem de simulação do uso od Android Auto - (Imagem: divulgação/Google)

A boa notícia é que a atualização será integrada nativamente ao Android 10, e através de um aplicativo no Android 9. Se o usuário estiver usando o Google Maps antes de dirigir, na próxima viagem será possível identificar pela rota lugares visitados com frequência.

Além disso, também será possível marcar rotas de transporte público para ver os horários de partida e chegada. Ainda não se sabe a data exata da atualização do Android Auto, mas a expectativa é de que seja liberada possivelmente já nas próximas semanas. O Android Auto também está sendo levado para mais países nos próximos meses.

Nearby Share, Go Tab (no Maps) e Voice Access

Outra novidade que deve chegar nas próximas semanas é o Nearby Share. A funcionalidade permitirá ao usuário compartilhar rapidamente arquivos de todos os tipos para dispositivos próximos, mesmo se não houver conexão com a internet. E estará disponível a diversos modelos de celular Android, não se limitando aos aparelhos mais novos.

A acessibilidade também ganhou mais fôlego agora que o Voice Access vai se expandir além do Android 11 para alcançar qualquer telefone com sistema operacional Android 6 ou posterior. O acesso será pela Play Store.

Outra novidade boa é o Go Tab no Google Maps, no qual você pode adicionar os locais que sempre frequenta, como sua casa ou escritório, por exemplo, e assim traçar uma rota até eles (ou a partir deles) em um clique. Essa seção do app também mostra o horário de saída, e todas as informações necessárias caso você precise pegar um transporte público.

E se você gosta dos emojis do Gboard, ficará feliz em saber que as combinações exclusivas pularam de “centenas” para “milhares” é que após as adições somarão mais de 14 mil.

O pacote completo de novos recursos estará disponível nos próximos meses, mas quando exatamente, ainda é um mistério. Certamente vamos ter que esperar até 2021 para experimentar a maioria desses recursos. De qualquer forma, é bom ver que o Google está focado em adições pequenas, mas práticas, que não se limitam às versões mais recentes do sistema operacional Android. Isso já é motivo suficiente para deixar boa parte dos usuários de dispositivos mais antigos muito satisfeitos.

Via Engadget.