Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Em 17/12 serão comemorados os 250 anos de nascimento de Ludwig van Beethoven, mas quem ganha o presente (antecipado) foram os usuários do app Google Arts & Culture. Além disso, o Gooogle prestou uma uma bela homenagem no YouTube.

Relatos sobre a vida de Beethoven no Google Arts & Culture

Ao invés de celebrar a data com o famoso “parabéns pra você”, o Google resolveu honrar vida e obra do compositor, disponibilizando uma variedade de relatos de experiências de sua vida e influências na música.

publicidade

Entre os relatos disponíveis no app,  uma história pouco conhecida do violinista virtuoso George Bridgetower, um jovem negro com quem Beethoven algumas vezes dividiu os palcos e a quem originalmente dedicou a Sonata para violino nº 9 em Lá maior (Op.47).

A história envolveu uma briga entre os dois, e logo depois Beethoven rompeu relações com Bridgetower e mudou a dedicatória da sonata, oferecendo-a a outro violinista. A peça é conhecida até hoje como Kreutzer Sonata.

Outro destaque da celebração é o projeto Global Ode to Joy (Ode Global à Alegria) – concebido por organizações culturais de todo o mundo, e que conta com o apoio do Google Arts & Culture e do YouTube.

Google presta homenagem comunitária a Beethoven

publicidade

Como parte do projeto, o maestro Marin Aslop tinha planejado fazer uma série de concertos dedicada ao compositor. Seriam várias apresentações, agendadas em seis continentes diferentes. O primeiro concerto chegou a acontecer em dezembro do ano passado, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Obviamente, os concertos presenciais se tornaram impossíveis por conta da pandemia da Covid-19. Em vez disso, os planos foram mudados para algo bem interessante, e totalmente comunitário, várias apresentações feitas por orquestras, músicos e artistas de vários países, uma espécie de “concerto” mostrado através do YouTube.

Na homenagem, artistas de todo o mundo compartilharam vídeos com mensagens inspiradas nas obras de Beethoven sobre união e alegria. O resultado está disponível em uma playlist no canal do YT do projeto e no também no canal do Google Arts & Culture.

Além disso, o projeto Ode To Joy também arrecadou dinheiro em benefício de músicos que estão enfrentando dificuldades financeiras durante a pandemia.

Outra bela homenagem do Google foi feita em 2015, com um Doodle comemorativo aos 245 anos do nascimento do grande gênio, confira abaixo.

Via Engadget.