Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Após muitos anos usando o Hangouts como principal plataforma de chat online, o Google começou a substituição gradual pelo Google Chat. Na semana passada, acabaram as chamadas em vídeo do Hangouts, e agora, a gigante de Mountain View anunciou em um post que ainda essa semana (3/12), será possível ver suas conversas em grupo do Hangouts no Chat.

Essa migração de conteúdo faz parte da fase atual de implementação da ferramenta, que estará disponível para a maioria dos planos pagos para empresas e profissionais da empresa. Além de receber as conversas em grupo do Hangouts, a ferramenta também passará a permitir usuários a adicionar e trocar membros do grupo de conversa.

publicidade

Sempre que um novo usuário for adicionado, usuários do grupo serão notificados. Além disso, o novo participante terá acesso às mensagens trocadas no Google Chat, inclusive as que foram enviadas antes de sua adição ao grupo. Ele também poderá ver quaisquer mensagens fixadas na conversa.

tela do google chat com conversas e opções

Tela de conversa do Google Chat. Imagem: Reprodução

Vale mencionar que a aparição das conversas em grupo do Hangouts para Google Chat será gradual. Ou seja, não se espante se ainda não puder ver as mensagens no dia 3 de dezembro. A migração das mensagens continuará pelas semanas seguintes, então bastará esperar mais alguns dias.

Outra funcionalidade citada é a mudança nas políticas de retenção do histórico das conversas. Ou seja, usuários e administradores poderão escolher por quanto tempo o Google Chat mantém históricos de conversas, apagando-os após o prazo.

No momento, o Google Chat não está disponível para usuários das ferramentas grátis, que ainda permanecerão usando o antecessor. O plano do Google é criar uma versão grátis do Google Chat e encerrar o Hangouts até a primeira metade de 2021, migrando-o completamente para o novo app. Inclusive, esse é o motivo pelo qual não é mais possível ter conversas de vídeo pelo Google Hangouts.

publicidade

Via XDA Developers.