Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google Maps está testando um recurso com assistente para executar diversas tarefas por voz enquanto o usuário dirige. Por enquanto o novo modo de direção do Maps está disponível – como visualização antecipada –  somente nos EUA e mesmo assim para usuários com telefone Android 9 com mais de 4 GB de RAM.

O novo recurso do Maps é um painel reprojetado que combina navegação, mensagens, chamadas e reproduz áudios do YouTube, Spotify ou Google Podcasts em uma interface de usuário de tela otimizada.

publicidade
Passo a passo

O objetivo da atualização é permitir que os usuários executem ações importantes mas sem sair da tela de navegação, para evitar distrações na estrada já que o assistente mantém o mapa na tela do telefone. Para dar os primeiros passos basta dizer “Ok, Google, abrir configurações do Assistente”. Em seguida, “Locomoção” e depois “Modo de direção”. Ao ouvir essas palavras, o assistente desperta e abre a tela de navegação.

Outra funcionalidade que deve ajudar o usuário é, quando estiver dirigindo e receber uma chamada, poderá visualizar o nome da pessoa e ainda tocar para responder se aceita ou recusa. Se perder, poderá ligar de volta e isso tudo só por comando de voz, sem tirar as mãos do volante.

Também foi criado um ícone de microfone para entrada de voz para enviar e receber chamadas e mensagens. Quando os usuários estão em outra tela e a navegação está ativa, eles podem tocar no ícone do Maps central para retornar rapidamente.

Os comandos de voz disponíveis hoje incluem frases simples como:“fazer uma chamada” ou “ligar para [contato]”, “ligação de [contato], deseja atender?”; “enviar uma mensagem”; “leia minhas mensagens” ou “tocar [artista ou gênero]”.

publicidade

Por enquanto os usuários brasileiros e de outros países vão ter que esperar, pois ainda não há previsão de quando o novo modo de direção do Maps estará disponível.

Via 9to5google