Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O Facebook quer, com o WhatsApp Business, fazer de seu onipresente app de mensagens instantâneas um plataforma de negócios.

Por meio de um post no blog do aplicativo, a empresa anunciou que está investindo em diversas áreas. Por exemplo, na possibilidade de os usuários acessarem o catálogo de empresas no app e fazer compras sem sair do aplicativo. Obviamente, isso também inclui a possibilidade de realizar pagamentos nele também.

publicidade

Por outro lado, vale mencionar que a função de pagamentos já chegou a ficar disponível no país. Mas a possibilidade não ficou muito tempo no ar. Logo após, o Banco Central suspendeu a operação para avaliar riscos de fraudes usando o sistema.

Expansão do WhatsApp Business: como vai ocorrer?

Além da possibilidade de comprar e pagar direto do app, o WhatsApp citou os investimentos nos serviços de hospedagem do Facebook.

WhatsApp Business sinaliza intenção de ser um centro de negócios online

WhatsApp Business sinaliza intenção de ser um centro de negócios online. Imagem: WhatsApp/Divulgação

Em maio desse ano, o Facebook liberou a função Lojas. Nela, você pode criar uma loja virtual grátis e personalizada dentro do próprio Facebook.

publicidade

Dessa maneira, o próximo passo parece ser interligar as lojas hospedadas no Facebook com o WhatsApp. Em outras palavras, permitir acessar o WhatsApp para atender sem sair do ambiente da loja virtual.

O post também respondeu uma dúvida que surgiu desde o anúncio do WhatsApp Business. Afinal, ele é um serviço dedicado às empresas e espera-se que tenha funcionalidades pagas.

Com toda a certeza, o WhatsApp Business cobrará seus clientes empresariais por alguns dos seus serviços. Por outro lado, o WhatsApp ainda não especificou quais serviços serão esses.

Em conclusão, o WhatsApp também liberou um vídeo em seu canal no YouTube. Nele, a empresa mostra como as transações acontecerão quando essas funções forem liberadas.

Será uma revolução dos negócios virtuais? Um perigoso monopólio? Ou uma flopada monumental? Comente!

Via WhatsApp