Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Já existem muitas soluções no Brasil para pagamentos através de apps, mas nenhum deles chega nem perto do alcance do WhatsApp, que é um dos apps mais usados no país. A partir de hoje, o WhatsApp vai permitir o envio e recebimento de dinheiro para pagamentos com toda a segurança.

O objetivo do Facebook é oferecer uma solução simples e rápida para pequenos comerciantes. Se antes eles podiam responder a dúvidas sobre seus produtos e serviços através do app, agora eles também poderão receber seus pagamentos diretamente pelo WhatsApp.

publicidade

Segundo a empresa, as mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas do Brasil poderão se beneficiar do novo recurso. O recurso vai estar disponível de forma gradual a partir de hoje, e segundo o WhatsApp, em breve estará disponível para todos os usuários.

É bem interessante o Facebook ter escolhido o mercado brasileiro para esse teste.

Como funciona?

Os clientes também vão poder visualizar os produtos do comerciante em um catálogo dentro do próprio WhatsApp, e ao decidirem o que querem comprar, fazer o pagamento sem precisar sair do app.

O sistema funciona através do Facebook Pay, e os parceiros do Facebook no lançamento do Brasil são a Cielo, Visa, Mastercard, Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, mas a empresa promete que ele também vai poder ser usado por outras instituições.

publicidade

O serviço é gratuito para pessoas físicas, que podem fazer pagamentos diários de até R$ 1000 por transação, com limite de 20 pagamentos por dia ou R$ 5000 mensais. Os valores são cobrados do cartão de débito cadastrado.

Já as empresas poderão receber pagamentos em cartões de crédito e débito, mas vão pagar uma pequena taxa de 3,99%. Os pagamentos são processados pela Cielo, e o valor vai ficar disponível em até dois dias úteis.

Além disso, para garantir a segurança, o sistema vai usar um PIN de 6 dígitos ou a biometria do próprio celular para validar cada transação.

Saiba mais sobre o novo recurso no blog do WhatsApp em português.

Pelo menos por enquanto, enviar e receber pagamentos só é possível através do WhatsApp para celulares, e a versão web não tem suporte ao recurso.

Via Olhar Digital.