O celular Xiaomi Mi 10T revelado no final de setembro deste ano, sem dúvida é uma junção intrigante à linha 2020 da marca. É a nova opção de modelo de tela: o Xiomi Mi 10T usa um painel LCD, não o AMOLED. Esse é o padrão da indústria e anteriormente utilizado no Xiaomi Mi 10. O LCD é considerado geralmente uma opção menos premium, por causa do custo e qualidade da imagem menores.
O celular tem uma tela de 6.67 polegadas que também se diferencia da versão anterior em abandonar a tela curva.
Enfim, muita gente considerou o upgrade um passo atrás. Mas será? Embora alguns dos recursos do Xiaomi Mi 10T exponham que é um celular top de linha, especula-se que pode ser uma estratégia da marca em utilizar aparelhos com baixo custo. Em resposta, Daniel Hoang Desjarlais, gerente sênior de marketing de produto da Xiaomi, falou sobre a decisão de usar o LCD em uma entrevista com a TechRadar.
“É melhor ter um LCD de alta qualidade, o melhor do melhor LCD, do que um tipo mediano de AMOLED”, disse Daniel Hoang Desjarlais.
O executivo da Xiaomi também apontou o cansaço visual como uma razão para optar pela tela de LCD no Mi 10T.
“Existem problemas com o AMOLED e com os olhos de certas pessoas – acho que 10% da população, ao olhar para uma tela AMOLED, sente cansaço visual muito forte”, acrescentou.
Plano fora da curva
Hoang Desjarlais explicou o porque de optarem por uma tela plana ao invés de vez de um painel curvo, mesmo observando que a maioria dos usuários preferiu a primeira opção.
“Eu fiz várias pesquisas e pesquisas de usuário sobre isso”, disse o executivo, “60% dos usuários preferem a borda plana ou telas planas”.
Ou seja, a justificativa se faz compreensível, pois há algumas desvantagens nos painéis curvos. Uma delas é o aumento da chance de danos em que eventual queda do telefone, pois o vidro está exposto se não estiver acompanhado de uma case.
Outra desvantagem é que os aplicativos nem sempre levam em consideração a tela curva, resultando em botões e outros conteúdos interativos em um lugar estranho. A rejeição do dedo e da palma da mão também é outro problema.
Enfim, essa é a explicação que a Xiomi dá para a tela “retrô” do Mi 10T. Se você não concorda, consumidores podem sempre optar por outras versões mais acessíveis da marca e com painel OLED, como o Xiaomi Poco F2 Pro.
Via: TechRadar