Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

No ano passado, a Adobe lançou o Fresco (o nome vem de “afresco” em inglês), um aplicativo poderoso de desenho e pintura. O app oferece sensação realista de pintar um quadro com aquarela, óleo, lápis, pastel e etc.

Ele está disponível para o iPad e dispositivos Surface (da Microsoft), e agora, a Adobe também lançou o Fresco para o iPhone. A empresa informou que a mesma interface, pincéis e documentos que os usuários já se acostumaram no iPad ou Windows estão presentes na versão iOS do aplicativo, que foi apenas adaptado para a tela menor.

publicidade
Aplicativo para desenho: Adobe Fresco

App para desenho Adobe Fresco ganha versão para iPhone

Mesmo que o espaço pequeno não seja ideal para seu fluxo de trabalho normal, é possível fazer ajustes em projetos existentes ou mesmo experimentar novas ideias quando seu tablet não estiver por perto.

A Adobe também informou que uma série de recursos de texto estão chegando ao Fresco. Primeiro, a empresa está adicionando suporte a fontes por meio do Adobe Fonts. Além disso, trazer a tipografia para suas ilustrações sem ter que criar letras à mão, você terá controles deslizantes para tamanho, orientação e rastreamento. Por fim, a biblioteca Adobe Fonts oferece acesso a milhares de opções.

Atualizações ajudam a economizar tempo na criação

Talvez a mais importante das atualizações, para muitos usuários, seja a adição da ferramenta de pincéis Smudge. Isso será útil quando for hora de suavizar um traço, misturar bordas ou apenas deixar a pintura com uma textura mais áspera ou rugosa. A sensibilidade da pressão feita pela caneta na tela pode ser ajustada para atender às suas necessidades.

Aplicativo para desenho: Adobe Fresco

App Adobe Fresco no iPad (imagem: Adobe)

A ferramenta de transmissão ao vivo tem mais controle nas configurações. Mais especificamente, você pode alterar a qualidade e as dimensões do vídeo final. Também foi incluído o recurso de timelapse. Com ele, você grava a sua pintura e depois pode transmitir todos os passos da criação de forma acelerada. 

publicidade

A Adobe também adicionou uma função de comentários no Fresco. Com ela, é possível conversar com a comunidade sem fechar o desenho. No mesmo menu Compartilhar em que você inicia o processo de conversa, agora você pode enviar a arte vetorial diretamente para o Illustrator na área de trabalho.

Funções práticas

Na parte menos divertida, existe um punhado de atualizações pequenas, mas úteis, que ajuda a economizar tempo e dores de cabeça. Além disso, também é possível restaurar uma versão anterior de um arquivo na área de documentos recentes ou na nuvem, usando o menu Mais Ações. Basta navegar até lá e selecionar “Exibir histórico da versão”.

O Fresco agora conta com o botão Salvar, e guarda os trabalhos com segurança ao longo do processo, mas sem fechar o desenho original. Além disso, para economizar tempo, é possível editar várias camadas de uma vez com um novo recurso. Assim você pode excluir, duplicar, copiar, mesclar ou transformar rapidamente tudo que você selecionou ao mesmo tempo.

Em resumo, o Adobe Fresco já era uma ferramenta atraente para artistas por suas opções realistas de desenho e pintura, mas com as atualizações e a versão para iPhone, está rapidamente se tornando um app de ilustração completo. O melhor de tudo é que ele é gratuito para baixar e também para usar com várias funções, mas também há compras dentro do aplicativo.

Clique aqui para baixar o Adobe Fresco para iPhone ou para iPad.