Quem não gosta de ilustrar o Instagram com as melhores fotos possíveis? Apesar da rede social disponibilizar seus próprios filtros e ferramentas de edição, aplicativos voltados especificamente para tratamento de imagem são o melhor caminho para obter o melhor dos seus registros. Trouxemos sete software para você editar suas fotografias das formas mais diversas possíveis.
Adobe Lightroom
Com muitos recursos para usuários que não pretendem pagar pela versão premium, o Adobe Lightroom (Android/iOS) para smartphones é um bom aplicativo para editar suas fotos do Instagram se seu foco é otimizar tudo aquilo que capturou.
Isto porque a ferramenta vai te permitir alterar luminosidade, contraste, balanço de branco, vibração, saturação, intensidade de cada canal de cor, e muito mais. Aspecto positivo do Lightroom é trazer uma interface bem intuitiva. Basicamente mesmo que você seja iniciante em edição, basta mover os sliders do aplicativo para conferir, com visualização em tempo real, o que exatamente está alterando.
Assim, um certo domínio dos controles pode ser obtido relativamente rápido. Outro aspecto interessante é a possibilidade das configurações feitas em uma foto poderem ser salvas como um filtro personalizado. Desta forma, suas próximas edições já podem começar com alguns pontos definidos.
Além das funções já citadas, é possível fazer edições mais criativas também. Há uma seção de ferramentas exclusiva para efeitos de textura, vinheta, e mesmo filtros como no próprio Instagram. Combinando as funções corretas é possível melhorar e muito o aspecto geral das imagens. Damos alguns exemplos obtidos em testes nossos a seguir:
Bazaart
Também gratuito, mas com recursos pagos, o Bazaart (Android/iOS) é totalmente voltado para a edição criativa. Um destaque é a biblioteca gigantesca de stickers — com novos chegando com certa frequência.
Algo que funciona muito bem é a ferramenta de remoção de fundos — gratuita nos primeiros 7 dias de uso.
Ela é capaz não apenas de recortar pessoas, mas também animais. Feito isso, é possível até duplicar estes recortes, na maioria das vezes muito precisos. Assim, fica ainda mais fácil trabalhar com montagens criativas. Mas mesmo que você não esteja disposto a pagar pela “magia” do software, ainda são infinitas as possibilidades de uso da ferramenta. E você também pode trazer seus arquivos PNG transparentes para aproveitá-los aqui.
Com imagens sem fundo, o Bazaart se torna um aplicativo ainda melhor para editar imagens do Instagram. Isso porque ele tem uma área dedicada de planos de fundo, que variam de simples degradês, passando por padrões minimalistas, até fotos de verdade — com licença de uso gratuito.
Photoshop Camera
O Photoshop Camera (Android/iOS) é um aplicativo para editar fotos da Adobe que tentou competir com Snapchat, Instagram e outras plataformas que embutem alguns recursos criativos. O legal aqui é conseguir obter grandes transformações nas suas fotos com poucos cliques.
O app vem configurado por padrão com alguns filtros (aqui chamados lentes), e é possível baixar mais por uma loja no próprio software. Tire uma foto ou escolha algo da sua galeria para começar a navegar pelas personalizações. Algumas lentes trazem versões alternativas, bastando deslizar a tela para ver os outros resultados possíveis.
É possível fazer grandes mudanças em imagens de pessoas, animais, objetos, ou mesmo paisagens. No exemplo abaixo, com um único toque trocamos o céu do Rio de Janeiro:
Alguns resultados são animados e podem ser exportados dessa forma para a sua publicação. As possibilidades, aqui, dependem da sua exploração. E diferentemente do Bazaart, você não necessariamente precisa estar inspirado para conseguir grandes resultados: basta escolher a lente correta para dar novos ares ao seu registro.
Snapseed
Outro aplicativo voltado para editar fotos de forma fina, o Snapseed (Android/iOS) é um produto Google totalmente gratuito. Se você não gostou da experiência de uso do Lightroom ou simplesmente gostaria de usar alguns dos recursos pagos sem pagar, esta pode ser a solução.
Apesar de oferecer uma série de filtros, o ouro do Snapseed está escondido no menu “Ferramentas”. Aqui, você consegue ajustar a perspectiva da imagem sem pagar uma assinatura premium. E o recurso funciona muito bem:
Outros destaques são o HDR automático e a ferramenta de desfoque de fundo para simulação de modo retrato.
VSCO
Este é um aplicativo para editar suas fotos do Instagram se você procura algo mais conceitual. Assim como o próprio Instagram, você navega por filtros pré-selecionados — mas também pode baixar outros gratuitos (ou pagos).
Eles aparecem enfileirados e basta clicar em algum para visualizar imediatamente como sua imagem pode ficar. A vantagem aqui é usufruir de um caminho rápido para reconfigurar a atmosfera da sua foto, mudar a paleta de cores, e também conseguir trabalhar com uma identidade visual para a sua conta. Afinal, basta favoritar seus filtros favoritos para sempre ter arquivos que estão alinhados em identidade visual.
No VSCO (Android/iOS) você também pode alterar controles de exposição, contraste, corte, nitidez, saturação e outros. Assim, não precisa usar o editor do Instagram em nenhuma etapa da publicação. Mas tenha em mente que estes controles, aqui, ficam aquém se compararmos o software com o Snapseed ou Adobe Lightroom.
VaporGram
O VaporGram (Android) é um aplicativo excêntrico tanto na sua proposta como na sua experiência de uso. Isso porque para editar sua foto do Instagram precisa aceitar sua estética “vaporwave”, um movimento artístico que se inspira na estética dos anos 80 e 90. Também é este o desejo do software: transportar suas imagens para este passado saudosista.
A navegação pode não ser a mais intuitiva já que os ícones não são os mais descritivos. Um ponto forte é que, apesar da assinatura Pro, muitos recursos e filtros avançados podem ser usados mediante visualização de anúncios.
GlitchLab
Também voltado para você editar suas fotos do Instagram com estética retrô, o aplicativo tem interface mais amigável e um diferencial interessante. Seus filtros são aplicados com margem de variação. Isso significa que sempre que você clicar em algum deles, o GlitchLab (Android) o aplicará em pontos distintos da foto.
Ou seja, é possível variar bastante os resultados mesmo que você escolha o mesmo filtro diversas vezes. E também é possível fazer ajustes finos, além de inserir outros objetos e personalizar o arquivo antes de importar.
Efeitos adicionais podem ser comprados. O mais interessante acaba sendo o pacote Pro, que traz 63 deles em um preço único sem recorrência (vitalício). O pacote também inclui ferramenta de remoção de fundo.
Edição para qualquer obra
De opções mais profissionais até aquelas voltadas exclusivamente a edições criativas, estes aplicativos certamente poderão ser úteis na hora de editar fotos para o Instagram e até outras redes sociais. Eventualmente, alguns podem estar indisponíveis na App Store ou Play Store, a depender da sua versão do sistema operacional ou requisitos de hardware.
As lojas virtuais de apps, aliás, são um ótimo caminho para explorar outras ferramentas deste mercado. Procure sempre por software com boas avaliações e não deixe de ler opiniões sobre eles antes de baixar.
Imagem: Bogdan Sonjachnyj/Shutterstock