O leitor de tela é uma ferramenta capaz de captar os dados dos elementos visuais da tela do celular, como o texto alternativo (ou alt text) que descreve fotos entre outros dados, e ler com a voz do assistente virtual permitindo que uma pessoa com deficiência visual possa ter uma experiência de uso mais adequada. Assim, esse recurso pode ler não só fotos da galeria e do navegador, como os ícones dos apps, tópicos de um menu e demais informações em forma de textos e imagens.
Tanto os celulares da Apple como os aparelhos Android já vêm com seu próprio leitor de tela nativo, que pode ser encontrado na seção de Acessibilidade do celular. E para ativar, é bastante simples. Confira:
Voice Over da Apple
- Na tela inicial, toque em Configurações;
- Role até Acessibilidade e toque;
- Toque na opção Voice Over e na página seguinte, ative o leitor de tele.
Abaixo da opção para ativar o Voice Over, é possível configurar diversas ferramentas do leitor, como controle da velocidade de fala da assistente virtual, configurar comandos e até um mecanismo de simula braile para acessar informações.
TalkBack do Android
- Na tela inicial ou no menu, toque em Configurações;
- Role até encontrar a opção Acessibilidade e toque;
- Toque em TalkBack e, na página seguinte, ative a ferramenta.
Assim como o leitor de tela do iPhone, o recurso do Android para pessoas com deficiência visual permite realizar algumas alterações nas configurações para que a ferramenta se encaixe nas necessidades do usuário.
Interface otimizada
Se você tem alguma deficiência visual e usa um aparelho Android, existe ainda outra ferramenta capaz de facilitar a usabilidade do seu smartphone. O CPqD Alcance + é um app que transforma a interface do sistema operacional do Google em uma nova interface otimizada para pessoas com deficiência visual em vários níveis. Além disso, o aplicativo confere diversos recursos e atalhos, como o comando de voz acionado ao desenhar um círculo na tela, que garantem ainda mais agilidade na hora de usar o celular. Você pode baixar o CPqD Alcance + gratuitamente aqui.
Imagem: SolStock/iStock