Novos vazamentos sugerem que a Sony planeja lançar o PlayStation VR 2, seu novo headset de realidade virtual, em algum momento de 2022. O projeto, que já havia sido confirmado em fevereiro, mescla óculos com fones de ouvido e pode ter suporte a outros dispositivos além do PlayStation 5, como smartphones.
De acordo com arquivos obtidos pela Bloomberg, a Sony projetou o novo headset de realidade virtual utilizando telas OLED fabricadas pela Samsung e deve chegar ao mercado no período de festas do ano que vem, no final do ano como uma aposta para as vendas de natal. Além disso, o fato de a Sony permanecer com telas de OLED também sugere maior qualidade ao produto, tendo em vista que muitos fabricantes passaram a fabricar óculos VR com telas de LED para diminuir os custos de produção.
Sensores hápticos
Os rumores de que a Sony lançaria um PlayStation VR 2 surgiram ainda no ano passado, quando imagens da sua patente foram vazadas. De acordo com os documentos, o dispositivo terá sensores hápticos capazes de identificar se o acessório está ajustado de maneira adequada ao corpo do jogador, aumentando a imersão nas partidas.
Estes sensores são descritos no documento como um dispositivo HMD (head mounted display, lit. “tela montada na cabeça”), baseado em um par de óculos e headsets com sensores de movimento, pressão e uma câmera para identificar a interação do usuário com o ambiente. A ideia é que estes sensores auxiliem o jogador a identificar se o acessório está muito apertado, ou mesmo frouxo demais. A tecnologia sensível ao corpo do jogador é a mesma utilizada pela Sony no desenvolvimento do controle Dual Sense, do PlayStation 5. Você pode conferir a descrição completa do aparelho (em inglês) aqui.
A confirmação de que o dispositivo estava em produção foi feita pela própria Sony, em fevereiro deste ano. E apesar do anúncio, a empresa não revelou nenhuma imagem ou detalhes sobre o gadget. O próprio nome PlayStation VR 2 é incerto e já existem leakers se referindo ao produto como PlayStation VR S.
Headset compacto
A Sony lançou o seu primeiro headset de realidade virtual para o PlayStation 4 em 2016. Desde então a tecnologia destes dispositivos evoluiu muito, passando a ficar mais leves, menores e mais baratos. Com isto, a expectativa é que o novo PlayStation VR esteja mais próximo de outros aparelhos disponíveis no mercado, como HTC Vive Focus 3.
Via Olhar Digital