O iOS 15 foi anunciado e já tem beta disponível para desenvolvedores, trazendo uma série de novidades para apps, incluindo o Fotos. Ele passou por algumas melhorias que facilitarão a análise de informações nem sempre visíveis nas imagens registradas e baixadas. Esta é uma novidade que se somará a outros recursos como a ocultação de memórias de pessoas ou situações indesejadas, e a seleção inteligente de registros antigos.
Análise de metadados facilitada
Os desenvolvedores que já estão usando a versão de testes do iOS 15 — versão essa que no mês que vem será lançada também para usuários — observou que a análise de metadados dos arquivos foi facilitada, assim ficou mais simples saber todas as informações da câmera, resolução, localização e outros aspectos. O app do Fotos no iOS 15 também passou a marcar com tag os registros com a fonte de origem das imagens. Por exemplo, downloads a partir do Safari deixam esta informação abaixo da fotografia. Os que vieram do WhatsApp, também.
Assim, o usuário pode ainda clicar nessas tags e ir para um filtro que exibe os arquivos oriundos daquele aplicativo em específico. Isto pode tornar mais prático navegar por imagens dos apps de mensagens, memes baixados do Twitter, e uma série de outras possibilidades. Por enquanto, a opção não deixou claro se apenas novos downloads dentro do iOS 15 conseguirão mostrar este rótulo no Fotos, ou se será possível organizar downloads do iOS 14 e anteriores também.
Para maioria dos usuários, o recomendável é esperar pelo lançamento oficial
Quem não quiser se arriscar, poderá esperar para receber as novidades para o app Fotos no iOS 15 em setembro, quando — por histórico — a Apple libera publicamente a atualização do ano do sistema. No mesmo mês a empresa deverá oficializar a linha iPhone 13. A nova versão do iOS deverá incluir também o novo modo Focus, novidades para o Apple Card e pedidos de reembolso nos próprios apps.
Via Mac Rumors