Conforme já havia sido vazado anteriormente, a Qualcomm está trabalhando em seu primeiro chipset fabricado no processo de 4nm que pode ser concluído em 2022. Trata-se do sucessor do atual carro-chefe da empresa, o Snapdragon 888. Contudo, a empresa americana está em segundo lugar na corrida pelo processador com essas medidas, já que a MediaTek está para lançar seu ainda este ano.
A informação do novo processador da Qualcomm foi vazada por Evan Blass em seu perfil no Twitter. O usuário famoso por vazamentos assertivos, inclusive de renders de produtos prestes a saírem ao mercado, também trouxe alguns detalhes desse processador que promete ser um verdadeiro upgrade em relação ao SoC atual.
"SM8450 is Qualcomm's next-gen premium system-on-chip (SoC). It has an integrated Snapdragon X65 5G Modem-RF system. It is fabricated on a 4nm process." pic.twitter.com/u1GXMhOWBf
— Evan Blass (@evleaks) June 3, 2021
Detalhes do novo SoC
Dentre as melhorias que podem estar presentes no sucessor do Snapdragon 888, destacam-se o processador gráfico Adreno 730 e o processador de imagem Spectra 680. Esses itens são superiores aos que se encontram no atual SoC, que são o Adreno 660 e Spectra 580. Trata-se de um salto no poder de processamento.
Outro fator que contribui para a potência do chipset é seu tamanho reduzido. Enquando o Snapdragon 888 tem 5nm, a redução para 4 nm de seu sucessor deve entregar mais velocidade no processamento de dados. Isso porque a eletricidade rodará pelos principais componentes em menos tempo.
Por fim, outro item que ganha destaque no novo processador é seu modem de conexão 5G. Batizado com o nome de X65, o modem foi anunciado pela Qualcomm como uma das suas grandes inovações em 2021. Sua velocidade de conexão é capaz de alcançar uma taxa de download de 10 Gbps usando uma largura de banda de 1000MHz.
Snapdragon 888 também deve ganhar versões Lite e Plus
Mesmo já preparando o processador que irá suceder seu atual carro-chefe, a Qualcomm ainda não declarou o fim da era 888. Pelo contrário. A empresa está preparando outros dois modelos que devem servir como novas versões do processador, uma mais leve e outra mais potente.
O Snapdragon 888+ deve oferecer 6% a mais de potência que seu modelo tradicional. E, ao que tudo indica, já tem destino. O primeiro smartphone que irá carregá-lo será o próximo da linha Magic da Honor. Já o Snapdragon 888 Lite será uma versão potente do SoC voltada para aparelhos com conexão 4G e deve oferecer também um preço mais acessível.
Via Tech Radar