Como bloquear o chip em caso de perda ou roubo em cada operadora - Vida Celular

Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Okay, apesar de suas precauções, você teve seu celular roubado – ou perdeu. Aplicativos, dados e o próprio aparelho, dependendo do app e fabricante, podem ser bloqueados de casa. E o celular pode ser habilitado a só destravar com digitais (de forma que os ladrões/achões precisam reformatar via boot de segurança para usá-lo). Resta um problema: o chip pode simplesmente ser removido e inserido em outro dispositivo, e a pessoa pode, em tese, ligar com seu número ou atender. Para evitar que seus dados sejam usados, é necessário bloquear o chip. Veja como fazer isso.

publicidade

A maneira mais fácil de fazer isso é entrando em contato com a sua operadora através dos canais de atendimento. Apenas lá é possível conseguir bloquear ou suspender seu chip em caso de perda e roubo. Além disso, a Anatel recomenda que, em caso de roubo, seja feito um boletim de ocorrência, já que o registro também pode ser importante caso seus dados sejam usados de forma indevida pelos criminosos.

Primeiramente, para achar o número de IMEI do celular,  o cliente pode procurar na caixa do aparelho, na etiqueta colada com as informações do telefone, verificar na nota fiscal ou digitar *#06# no celular (caso esteja com ele) e apertar a tecla para ligar. Por segurança, é sempre bom deixar o número do IMEI anotado caso for jogar a embalagem do produto fora.

Após isso, cada operadora tem seus próprios canais de atendimento:

Vivo
vivo

Imagem: Vivo

Na vivo existe a opção de bloquear pela internet, através do Meu Vivo. É necessário criar um cadastro no site ou app para poder usar o serviço. Quando estiver logado, clique em Meu Plano e selecione a opção Bloqueio de Linha, ali vão ter as opções para continuar o processo.

Além dos meios digitais, é possível ligar para o número *8486, se estiver com um celular com chip da empresa, 1058 de qualquer telefone ou 142 para deficientes auditivos. Em todas as opões é possível seguir o passo a passo descrito pelo atendente digital para conseguir falar com um representante e fazer o bloqueio.

Tim
tim

Imagem: Tim

Para bloquear um chip da Tim pela internet, abra o Meu Tim, digite seu CPF e a senha cadastrada, clique em Serviços e selecione Cancelamento de linha. Também é possível fazer o procedimento no telefone *144 de um telefone da operadora ou 1056 de outro número. Outra opção é ou ir até uma das agências físicas da empresa. Somente o titular ou usuário da linha poderá solicitar o bloqueio mediante validação.

Claro

Para bloqueio da linha de um chip da claro você pode acessar o portal Minha Claro e colocar seus dados de acesso. Clique em Serviços, Serviços Claro e por último Bloquear Linha.

Outra opção é entrar em contato no telefone 1052. Também é possível bloquear o aparelho pelos mesmos meios caso tenha o número de IMEI, que pode ser encontrado na caixa ou na nota fiscal do smartphone.

Oi
oi

Imagem: Oi

Assim como a maioria das operadores, a Oi também possui o Minha Oi, na página é possível logar e selecionar a opção Serviços e Bloqueio por Perda e Roubo. Também dá para ligar no número 1057 de qualquer celular ou no *144 de um Oi. Para desbloquear é necessário ir pessoalmente até uma loja da operadora.

Nextel
nextel

Imagem: Nextel

A Nextel não possui mais um número próprio, mas, todo o processo da operadora agora é feito pela Claro pelo Claro Nxt, e funciona como foi descrito acima.

Imagem: bee32 / iStock