Ainda faltam alguns meses para o lançamento do Android 12, mas o próprio Google já dispensou um balde de informações sobre a nova versão do sistema operacional. Agora, algo que eles não disseram: o Android 12 (ao menos no beta) possui um modo de jogo, algo que se suspeitava desde o começo do ano.
O Google, com isso, poderá universalizar assim uma tendência lançada já iniciada por fabricantes como a Samsung, com o Game Launcher, e a Motorola, com o Moto Gametime. Ambos os sistemas são focados em não enviar notificações para o usuário durante a jogatina, impedir que botões de voltar ou menu sejam acionados acidentalmente e ainda possuem recursos como captura de tela.
O sistema não está ativo por padrão na versão beta, mas pode ser ligado nas configurações. No modo de jogo é possível escolher um menu personalizado para ser exibido de forma minimizada. Além disso, é possível deixar o smartphone sem nenhuma notificação para distrair o jogador. Opções como gravar a tela, tirar print e ativar o modo não perturbe podem ser selecionadas. Além disso, um modo de otimização e de transmitir ao vivo no YouTube também aparecem. Por enquanto (falamos de um beta), essas duas opções, que ficam em destaque no menu, ainda não funcionam.
Para ativar o modo de jogo no beta do Android 12 é necessário ir em Configurações > Bem-estar digital > Não perturbe > Programações. O modo vai aparecer ao lado de funções como dormir e evento. Nos jogos, o sistema deve poder ser acessados por meio de um ícone de ferramenta flutuante. Ainda não há uma data para o lançamento do Android 12.
Na última terça-feira (18), o Google apresentou a interface Material You, do Android 12. O modelo vai estar disponível primeiro em smartphones Pixel a partir do outono dos Estados Unidos, ou seja, no fim de setembro desse ano.