O Google trabalha em uma nova atualização do pacote de emojis do Android. Entre as novidades, o emoji de aperto de mãos deve ganhar 25 variações com diversas cores que representam pluralidade de tons de pele do mundo, como a empresa informou em seu blog. O recurso deve chegar aos smartphones em 2022.
Criar um emoji é algo mais complexo do que parece. Além de serem sinais universais, baseados na linguagem Unicode, que permite ser identificada pela maioria dos idiomas dispostos no Android, cada figurinha recebe uma codificação específica para exibir a variação de cores necessária pelo usuário. O Google leva esta tarefa tão a sério que tem até um departamento para a criação de emojis.
Emoji está sendo desenvolvido desde 2019
De acordo com Jennifer Daniel, diretora do setor, o emoji de aperto de mãos com variação de cores está em desenvolvimento desde 2019. O processo envolve variações de vários tons de pele na mão esquerda e de vários tons de pele na mão direita.
Ainda de acordo com a profissional, a expansão das cores busca dar para a figurinha o conceito geral de unidade com ambos os lados chegando a um acordo. Atualizações que buscam a representatividade por meio de tons de pele e na representação de gêneros é uma prioridade para as equipes de desenvolvimento do Google. No último ano, por exemplo, o Gboard recebeu uma atualização que facilita a seleção de um emoji em outras cores. Basta segurar o dedo sobre a figurinha desejada que ela abrirá as variações no tom de pele.
Além disso, por padrão, na próxima vez que o usuário procurar pela figurinha ele a encontrará com o último tom de pele utilizado.
O novo emoji de aperto de mãos deve chegar o Android com o Unicode 14, ambos estavam previstos para 2021, mas foram atrasados em decorrência da pandemia de Covid-19.