Uma nova atualização do Spotify amplia o potencial das recomendações de músicas para os usuários free e premium da plataforma. Agora, além das famosas Daily Mixes, o streaming também oferece outras três categorias de faixas selecionadas e personalizadas conforme o gosto de cada um. Como sempre, o Spotify segue criando recursos para melhorar a experiência de seus usuários.
“Spotify Mixes”, mais uma opção do “Feito Para Você”
A função, batizada de “Spotify Mixes”, se encontra abaixo da seção “Feito Para Você”, já no campo de busca. São três os filtros que o algoritmo utiliza para criar as sugestões personalizadas: gêneros musicais, artistas e décadas. Uma rápida olhada nos três filtros e você perceberá que, ao contrário do “Novidades da Semana”, os mixes já inserem aqui algumas músicas curtidas anteriormente. Provavelmente, para garantir que o usuário ouça músicas aprovadas anteriormente no aleatório.
Na seção de gêneros musicais, os mixes do Spotify farão sugestões e agrupamentos com base no que você mais tem ouvido recentemente. No mix de Blues, por exemplo, a maioria das músicas sugeridas já haviam sido baixadas. Por outro lado, o de Jazz não apenas tinha menos sugestões, como englobava músicas fora do gênero – por exemplo, blues, chill-out e electro swing. Ao que tudo indica, o filtro mira em oferecer uma “experiência aproximada” das emoções associadas àquelas músicas.
Já os mixes de artista não são muito diferentes das “rádios” do Spotify. O filtro seleciona músicas mais populares de alguns artistas relacionados para incluir na playlist, junto com outras faixas e até covers. A experiência é muito mais específica, já que apenas cinco ou seis artistas diferentes aparecem na seleção.
Filtro por década é bem écletico
Por outro lado, o filtro por década é o mais abrangente de todos. Em uma mesma playlist dos anos 90, por exemplo, os mixes do Spotify agruparam Outkast, Ozzy Osborne, Incubus, Alice in Chains e Eminem. Ao que parece, o aplicativo ainda utiliza os gêneros musicais favoritos do usuário, mas sugere lançamentos e artistas relacionados da mesma época ao invés disso.
Via AndroidPolice
Imagem: Ivan Samkov (Pexels)