Fidelidade do consumidor ao Google Pixel cai 20% - Vida Celular

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Enquanto a Apple comemora uma relação sólida com os usuários à marca, o Google parece começar a colher os frutos de mudanças controversas com seus smartphones. A fidelidade do consumidor da linha Pixel caiu, mostrando que quem hoje tem um aparelho da empresa de Mountain View poderá ter como próximo upgrade celular de outra fabricante.

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Os números são da SellCell — cadeia de revenda de aparelhos usados — que entrevistou mais de cinco mil usuários de smartphone nos Estados Unidos na sua pesquisa mais recente. 405 deles são usuários da linha Pixel, e se em 2019 os números apontavam para uma fidelidade de 84% do consumidor da marca,  a história em 2021 é bem diferente. Há dois anos apenas 16% dos usuários de um Pixel cogitavam mudar de fabricante para seu próximo dispositivo. O número hoje é de 34,8%.

Mudanças na linha Pixel podem explicar queda de fidelidade

Isto significa dizer que a cada cem donos de um smartphone Google, 35 querem trocar a marca por uma rival. Assim, a análise dos números nos mostra uma queda brusca na fidelidade do consumidor Pixel, que pode estar justificada nas mudanças que a gigante de buscas promoveu nos últimos dois anos. Por exemplo, com o Pixel 4 vimos poucas novidades e uma baixa autonomia de bateria. O desempenho da câmera — carro-chefe do produto — também não surpreendeu.

Mesmo assim o Pixel 4 era um flagship, como a linha sempre foi. No ano passado o Google mudou de estratégia, e trouxe o Pixel 5 como um intermediário, ao lado de novas variantes do Pixel 4 que, com suas especificações também de intermediários, ajudaram a confundir um pouco a hierarquia de produtos da empresa.

Desta forma, em um período razoavelmente curto de tempo, tudo mudou dentro da família Pixel, e quem estava acostumado desde 2016 a comprar esses produtos viu mudanças de estratégia curiosas, aparelhos parecidos, e um último flagship que não foi bem recebido. Tudo isso pode ter colaborado para que esses 34,8% estudem explorar novos horizontes, e tudo bem (para o consumidor). Quem deveria se preocupar aqui é o Google, pois as mudanças no portfólio podem mesmo estar desagradando um público importante.

Via 9to5Google