Já faz um tempo que jogos são uma mega indústria e muitos artistas que não são familiares com o tema perceberam o quão vantajoso pode ser associar sua imagem a este mercado. Mesmo que não faça o menor sentido. Seguindo a onda de celebridades como Neymar, agora foi a vez de Gusttavo Lima protagonizar um jogo online. O cantor sertanejo lançou Gusttavo Lima – The Legacy. É um running game que aproveita a ambientação do seu novo disco para brincar com a temática medieval.
No game, o Embaixador viaja em uma jornada épica para recuperar o seu reino das garras do Rei Dragão. O game é desenvolvido pela equipe de marketing da própria gravadora Sony Music Brasil (e mostra). Possui uma estrutura já conhecida para o segmento mobile. Você controla o cantor para desviar de obstáculos como barris e armadilhas. O boneco corre sozinho e basta tocar na tela para fazê-lo saltar. De acordo com a gravadora, a equipe de desenvolvimento se baseou em títulos como Game of Thrones: Conquest e Right Runner para a sua concepção.
Gusttavo Lima e você
Apesar de simples, alguns detalhes no game design tornam a experiência desafiadora com o jogador tendo que adivinhar a hora certa para desviar entre obstáculos. Em alguns momentos, não há tempo de respiro entre uma plataforma e um barril, por exemplo. Ao longo das fases, as barreiras ficam mais difíceis obrigando o jogador a memorizar os caminhos corretos para não ser abatido. Tudo isto embalado em versões instrumentais das canções do álbum The Legacy. Se você é fã do cantor e gosta do gênero, facilmente se divertirá saltando na Fantasia Medieval ao som de músicas como De Menina para Mulher”. Ou não.
Enquanto corre, Gusttavo Lima coleta moedas que podem ser trocadas na loja do game por itens como machados, espadas e armaduras. Infelizmente, o game não indica se estes itens acrescentam outras habilidades ao jogador, tornando a partida em algo linear e as mudanças irrelevantes. Ainda de acordo com a gravadora, Gusttavo Lima – The Legacy foi desenvolvido para trazer um novo público para o consumo das faixas de uma forma inovadora, aumentando a presença digital do artista e da música, em um mercado que está em livre expansão, tornando Gusttavo o primeiro cantor sertanejo brasileiro a lançar um jogo. O que, definitivamente, não há como contestar.
Se Gusttavo Lima – The Legacy não inventa nem entrega na jogabilidade ou na temática em si (mas pode se tornar um clássico irônico), há uma inovação. Em seu sistema de login que força o usuário a vincular sua conta em plataformas de streaming de música como o Spotify e Deezer. Por meio do site oficial, os jogadores podem efetuar desafios como a audição de músicas e a visualização de clipes para habilitar novas moedas no jogo. Este recurso não é inédito, mas é pouco usado em games. Quem sabe a moda pega e em breve veremos outros títulos permitindo o carregamento da sua própria playlist em jogos mobile?
Gusttavo Lima – The Legacy está disponível para Android e iOS.