Liberada para smartphones no começo da semana, a versão 89 do Google Chrome está implementando o preview, ou pré-visualização, de páginas. A ideia é conseguir fazer ideia do que está por trás de um link antes de clicá-lo.
Acessá-lo não é super intuitivo. A quantidade de cliques é quase a mesma que para abrir uma nova guia. Porém, com a função se torna mais fácil fechar um site no qual você não passará muito tempo.
Ao clicar com um toque longo em um link é possível abrir a pré-visualização. Ela ocupa quase 90% do espaço do Chrome, e oferece atalhos para expandir o preview da página em uma guia completa ou então para fechar o conteúdo. Uma pequena barra no seu topo também permite que o preview seja minimizado para a conferência de informações na página original. Pode ser uma opção interessante para navegar enquanto faz uma pesquisa, principalmente se você não for muito adepto do multi-janelas em dispositivos móveis.
O centro das atenções?
A implementação do preview de páginas no Chrome começa a ser lançada pouco após a companhia anunciar uma atenção maior para o navegador, que no segundo semestre do ano passará a receber atualizações mensais de recursos. Líder de mercado, o Google não parece relaxar com o seu browser, que nasceu em 2008.
O Chrome, antes do preview de página, já tinha usado uma atualização na mesma linha em tablets Android: agora, por padrão, o browser exibe a versão desktop dos sites, e não mais a versão para dispositivos móveis. Essas ferramentas se somam a outros esforços recentes da empresa de Mountain View, focados principalmente em segurança e usabilidade.
Via 9to5Google
Imagem: PhotoMIX/Pexels