A Samsung utiliza sua própria versão personalizada do Android em seus smartphones. Em aparelhos dobráveis, a interface é ainda mais diferente, para se adaptar as variadas formas da tela – e implentar ideias próprias da Samsung. Agora, a One UI 3.1 ganhou um série de novas melhorias voltadas para Galaxy Fold 2.
As principais novidades estão no modo multi-tarefas, que agora você consegue recuperar até três telas simultaneamente pelos itens recentes, desde que elas não tenham sido limpas. É como se agora as três abas funcionassem como uma só.
Foco no multi-tarefas
Agora também está mais simples abrir mais de um aplicativo simultaneamente. Assim que chegar uma notificação é possível abrir esse app no modo multi-tarefas, dividindo com o que já estiver aberto na tela. Isso ajuda na hora de responder mensagens.
Outra mudança que a a One UI 3.1 insere no Galaxy Z Fold 2 é no modo de câmera. Agora os botões com as opções de configurações para tirar fotos muraram de local, para deixar mais fácil o manuseio na tela aberta. Além disso as opções Excluir e Compartilhar aparecem logo no modo de visualização das fotos da câmera.
Operação simplificada
Ainda nessa vertente, a Samsung criou mais opções para desligar a tela, sem ter que alcançar o botão na lateral, o que pode ser difícil com o celular aberto. Agora você pode usar gestos ou um toque duplo para desligar a tela do smartphone.
Outras mudanças na One UI 3.1 estão nos botões de volume do Galaxy Z Fold 2, que agora foram costumados para deixar a tarefa mais simples em ambas as telas, com um novo visual. O modo de chamada de vídeo também sofreu alterações simples, para deixar a experiência mais confortável com novos contornos e um novo modelo distribuição de nomes dos envolvidos na ligação durante a chamada.