85,6% dos tweets sobre vídeo no Brasil foram sobre BBB e outros realities - Vida Celular

Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O jargão popular diz que o brasileiro ama carro, futebol e cerveja, mas, pelo que mostram os números de um relatório da Kantar Ibope Media sobre os tweets mais postados em 2020, a obsessão agora é outra. Reality shows estão no topo da lista de interesses dos brasileiros. De acordo com a empresa, entre janeiro e dezembro do ano passado, tweets sobre programas como o BBB, A Fazenda e De Férias com o Ex geraram, juntos, 287 milhões de citações.

publicidade

O número de interações a respeito de programas rotulados como reality show foi responsável por 85,6% de todos os tweets postados no Brasil no ano passado com assuntos referentes a conteúdo de vídeo. Ao todo, os brasileiros realizaram 363 milhões de postagens no Twitter a respeito desse segmento, 90% sobre programas transmitidos em TV aberta (335 milhões).

O BBB, que atualmente bomba com sua edição 2021, puxou a fila e foi o reality show que mais impulsionou o crescimento do segmento nos tweets de 2020. De acordo com a Kantar Ibope Media, o recorde de tweets sobre TV aberta foi registrado em 31 de março, com 97% dos 11 milhões de interações do dia citando memes sobre os brothers Manu Gavassi, Mari Gonzalez e Felipe Prior.

O salto do reality

A empresa revelou em seu relatório que, apesar de programas estilo reality show estarem em crescimento nos últimos anos, em 2020 saltaram 373% em relação a 2019, talvez por conta do isolamento social obrigatório, causado pela pandemia do novo coronavírus, e que também fez crescer o consumo de internet. De acordo com a Kantar, “foi a primeira vez em que apareceram tanto no Top 10 de programas da TV aberta quanto nos rankings de canais pagos e serviços de streaming”. Na TV paga, no entanto, o BBB ficou atrás do reality De Férias com o Ex, da MTV. A liderança no streaming ficou com Soltos em Floripa, da Amazon Prime Vídeo.

Além dos programas estilo reality show, os tweets mais postados no Brasil em 2020 sobre conteúdo de vídeo foram, pela ordem, sobre séries (16 milhões/4,8%), novelas (13 milhões/3,9%), jornalismo (12 milhões/3,6%) e programas de auditório (7 milhões/2,1%). Os programas jornalísticos, aliás, apresentaram um crescimento bastante interessante em relação ao ano anterior: 119%.

A reportagem do VC entrou em contato com a assessoria de imprensa responsável pela divulgação dos números para tentar obter a porcentagem exata do “paredão” formado por BBB, A Fazenda e De Férias com o Ex para saber qual foi o reality show campeão em tweets no Brasil em 2020, mas ficou sem resposta. De acordo com a responsável, apenas os clientes da Kantar têm acesso aos números, e a imprensa não está autorizada a receber esses dados.

Imagem: Globoplay/Reprodução