O Discord percebeu que não podia vencê-los, então resolveu se juntar a eles: o servidor de mensagens está ajudando os moderadores do r/WallStreetBets. Agora, os lunáticos manipuladores do mercado de ações possuem um servidor para chamar de seu.
Conhecido especialmente por ser um grupo de especuladores amadores, a sub-editoria r/WallStreetBets do Reddit foi responsável pela decolada nas ações da quase-falida Gamestop que, eventualmente, levou a uma passada de perna nos investidores profissionais. A jogada levou até a Robinhood, a plataforma de microtransações usada na jogada stonks dos redditors, a responder uma ação judicial coletiva por bloquear as ações da empresa.
O WallStreetBets no Discord
Até ontem, o WallStreetBets tinha alcançado 200 mil usuários no seu canal de voz, com hoje chegando aos 300 mil. O canal era usado inicialmente para pequenos investidores discutirem ações de day-trading, mas um chat desse tamanho não se modera com duas mensagens fixas. Logo passou a ser bombardeado frequentemente com memes, xingamentos e injúrias racistas – quase uma infeliz versão de um 4chan (rede na qual os usuários publicam anonimamente) em tempo real.
O canal de apostas no Discord ficou numa estranha versão digital de pregão da bolsa – inclusive na parte das ligações frenéticas. O campo de texto não difere, com diversos integrantes bombardeando mensagens e emojis dizendo para comprar ou segurar determinadas ações. Confira:
the wallstreetbets discord needs to be heard to be believed.
it’s the modern day version of being on floor of NYSE. pic.twitter.com/QqKIz94yvU
— jpa (@josephpalbanese) January 26, 2021
A situação que fez o Discord, após múltiplas notificações, banir o canal completamente ontem (27/01). Os moderadores do WallStreetBets reagiram, usando um bot para bloquear todas as mensagens negativas, mas reclamaram do autoritarismo da plataforma.
O Discord não anunciou nenhum recurso para moderação de imagens, áudios ou mensagens até o momento, nem exatamente o que foi combinado com os moderadores do WallStreetBets. Seja o que for, parece que a quantidade de conteúdo tóxico no canal foi reduzida desde então.
Via The Verge
Imagem: Konstantin Savusia (Shutterstock)