A Xiaomi está trabalhando em novos recursos de gestos para a MIUI 12.5, a sua interface para Android. A atualização traz um novo sistema de feedback háptico que aprimora o controle por toque dos smartphones da fabricante.
Feedback háptico é a famosa tremidinha ao tocar a tela. Em tese, mais que isso: qualquer forma de resposta tátil que o celular dá ao usuário ao ser tocado na tela com um comando válido. De acordo com informações postadas no canal Xiaomi UI do Telegram, o novo sistema touch inclui os modos Crisp, Base e Pop. Ao ativar a função de feedback háptico, os modos variam automaticamente de acordo com a ação executada no smartphone.
O modo Crisp possui alta frequência e deve ser acionado quando o usuário executar ações para copiar textos, aumentar o zoom na tela e a função de arrastar ícones. Já o modo pop será utilizado para a abertura de menus, enquanto o modo Base será dedicado para identificação biométrica e funções de ligar e desligar o aparelho. Confira abaixo uma captura de tela do smartphone exemplificando como funciona o sistema:
MIUI 12.5 deve acrescentar novos recursos de gestos aos smartphones da Xiaomi.
Vídeo foi divulgado no grupo @xiaomiui no #Telegram pic.twitter.com/ppNiust9s3
— Devito (@binhodevito) January 27, 2021
Além de aprimorar a sensibilidade ao toque, a atualização também deve permitir ao usuário a criação de atalhos de gestos personalizados aos usuários da Xiaomi.
A MIUI 12.5 deve trazer poucas melhorias em relação a versão 12, lançada no ano passado. Atualmente, uma versão beta do sistema com os novos recursos de feedback háptico já está disponível para usuários da Xiaomi na China. Além das mudanças nos sensores touch, a atualização trouxe novos papéis de parede exclusivos, sons de sistema e um aplicativo de anotações atualizado para os usuários. A estimativa é que o sistema chegue para os aparelhos globais em breve.
Via XDA Developers