A Tile está preparando o lançamento de um app com localizadores que terão UWB (Ultra Wideband, ou ultra banda larga) e uma interface com AR (realidade aumentada). Se os rumores se confirmarem, o dispositivo será rival dos futuros AirTags da Apple, cujo vídeo foi vazado nesta quarta-feira (06/01), além é claro das Galaxy SmartTags da Samsung, que também devem chegar esse ano.
De acordo com o Tech Crunch, os localizadores da Tile chegariam ao mercado no fim de 2021. Os aparelhos teriam suporte para iOS e Android, mas o preço não foi divulgado. Além disso, a Tile pretende continuar produzindo seus localizadores Bluetooth para usuários sem smartphones com UWB. Dos aparelhos produzidos pela rival Apple, somente os iPhones 11 e 12 possuem um chip que permite esses recursos.
Funcionamento
Esquemas divulgados pelo TechCrunch mostram que os novos localizadores serão muito parecidos como os atuais da Tile, como o Mate e o Pro. Terão formato quadrado, botão central e parte traseira plana para suporte, como se fosse um adesivo. A diferença está na adoção da UWB, que pode alavancar propriedades de reconhecimento espacial e rastreamento.
O app com AR, por sua vez, ajudará os usuários a encontrar objetos perdidos ou fora da vista. Uma câmera integrada ao aplicativo faria a tarefa com sobreposições e setas direcionais.
Apple no páreo
Historicamente, a Tile lidera o mercado de localizadores de itens perdidos nos EUA. Em 2021, porém, a concorrência deve ficar maior com a chegada da Apple e da Samsung no páreo.
Há anos, a empresa da Califórnia trabalha em localizadores com UWB. Espera-se, segundo os últimos relatos, que os novos AirTags, quando lançados, venham com um chip U1, bem mais eficientes que os atuais com Bluetooth.
Como o novo app da Tile, os AirTags também viriam com recursos de rastreamento em AR. Eles seriam integrados à guia de Itens no Find My App – no Brasil, o app ganhou a alcunha de Buscar.
No ano passado, a Tile chegou a depor contra a Apple no Congresso dos EUA por práticas de monopólio. A chamada se deu em meio a rumores da entrada da empresa de Cupertino no mercado de localizadores.
A Tile ainda não divulgou informações oficiais sobre seus novos localizadores.
Via Apple Insider