Dois recursos que transformaram o WhatsApp no principal aplicativo de conversas em smartphones, as chamadas em áudio e vídeo agora também poderão ser disponibilizadas para a versão Web do app. Ou seja: permitirá que os usuários de notebooks e desktops também utilizem as ferramentas, disponíveis no mobile desde 2015 e 2016, respectivamente.
Segundo informações do site WABetaInfo, alguns sortudos já tiveram acesso liberado à versão beta do WhasApp Web, que permite tanto chamadas por voz quanto por vídeo por computadores, desde que, como já é exigido, o dispositivo esteja conectado ao celular do usuário durante a utilização do app de conversas e mensagens. Isso, no entanto, não é nenhuma novidade para quem já usa há tempos o recurso para facilitar a troca de mensagens sem ter que teclar nas letrinhas pequenas do celular.
Como funciona a chamada de vídeo no WhatsApp Web
De acordo com a detalhada explicação do WABetaInfo, os usuários que já têm acesso à versão beta do app que libera chamadas de vídeo no WhatsApp Web relataram o funcionamento da ferramenta. E, a princípio, gostaram da novidade que, no futuro, pode ser implementada a todos os usuários do aplicativo, fato que colocaria o WhatsApp em briga direta com o Zoom, rival que “explodiu” em downloads durante a pandemia pelos recursos ainda ausentes na versão Web do popular “Zap”.
A nova funcionalidade não atrapalhará as conversas “normais”, por texto, no WhatsApp web, já que as chamadas em vídeo – ou voz – aparecem, de acordo com os relatos de quem usou a versão beta, em janelas separadas. Os ícones que sinalizam as chamadas em áudio e vídeo ficam localizados no alto da tela e, uma vez acionados, “separam-se” da tela principal, indicando com quem você está conversando por voz ou, então, mostrando a imagem (no caso da chamada em vídeo).
A princípio, segundo as primeiras informações vazadas sobre a versão beta, a ferramenta de chamada em vídeo ou voz do WhatsApp Web permitirá ao usuário conversar com apenas uma pessoa de cada vez. A ideia, no entanto, é aprimorar as funcionalidades no futuro, ampliando as funções para permitir que mais de duas pessoas se conectem, por vídeo ou voz, simultaneamente em uma mesma chamada.
Imagem: Gerd Altmann/Pixabay/CC