Facebook relança Instagram Lite em teste na Índia - Vida Celular

Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Facebook vai trazer de volta o abandonado projeto Instagram Lite. A rede social divulgou nesta quarta-feira (16) que está testando o reboot do Instagram Lite na Índia, onde espera obter informações valiosas sobre a novidade antes de um lançamento global.

publicidade

O Instagram Lite reformulado pesa menos de 2 MB e oferece uma experiência “rápida, confiável e responsiva”, segundo o Facebook. O aplicativo na Índia está disponível nas línguas Bangali, Guazerati, Hindi, Canaresa, Malaiala, Marata, Punjabi, Tamil e Telugu, no entanto, não conta com os principais recursos do Instagram como o Reels, Shopping e IGTV.

Sem causar alarde, o Facebook desativou o Instagram Lite no início deste ano. Em julho, Vishal Shah, vice-presidente de produto do Instagram, disse ao site TechCrunch que a empresa havia identificado alguns problemas no aplicativo e estava trabalhando para resolvê-los. 

Os aplicativos Lite são muito populares em países emergentes, onde a maioria dos usuários não possuem acesso a smartphones de última geração ou dados de internet móvel rápidos e baratos. O Facebook Lite, por exemplo, teve cerca de 40 milhões de usuários ativos mensais na Índia no mês anterior, enquanto o aplicativo Messenger Lite teve cerca de 13 milhões, de acordo com a empresa de insights móveis App Annie. 

Mercado emergente

O anúncio sobre o novo Instagram Lite aconteceu no evento do Facebook Fuel for India, onde executivos do Facebook, incluindo Mark Zuckerberg e Ajit Mohan, descreveram uma série de outros programas em que estavam trabalhando.

A empresa também anunciou a segunda versão de Born on Instagram, um programa de um ano desenvolvido para os criadores de conteúdo entenderem melhor e aproveitarem as formas de colaborar uns com os outros e explorar oportunidades de monetização.

No evento, o representante do Instagram na Índia, Abhijit Bose, disse que a empresa estava trabalhando para lançar uma oferta de seguro saúde para usuários do WhatsApp na Índia ainda este mês. Em julho, o WhatsApp revelou que estava trabalhando para testar serviços de crédito, seguro e pensão na Índia.

“O WhatsApp tem trabalhado de forma proativa em vários pilotos para ajudar a garantir que cada pessoa tenha acesso aos serviços financeiros e de subsistência essenciais mais básicos por meio de seus dispositivos móveis. Até o final deste ano, esperamos que as pessoas possam comprar seguro saúde do tamanho de um sachê acessível através do WhatsApp ”, disse Bose hoje. 

O Facebook identifica a Índia como seu maior mercado por usuários, e também está trabalhando com a empresa de telecomunicações Jio Platforms, para ajudar pequenas empresas a estabelecer presença online e vender digitalmente.

Via TechCrunch