Nova interface do Spotify irrita usuários da plataforma no desktop - Vida Celular

Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O serviço streaming musical Spotify está testando uma nova interface para seu aplicativo no desktop – e os fãs não estão nada contentes com isso.

publicidade

Em primeiro lugar, alguns usuários da versão paga se viram “forçados” o novo visual do app (independente de participarem ou não de um programa de testes beta). Além disso, a nova interface elimina algumas funcionalidades muito queridas e bem utilizadas do público.

Para começar, a nova interface do Spotify agrupa artistas e álbuns na mesma coluna, dificultando a organização de uma lista de reprodução (playlist) por qualquer um destes dois parâmetros.

spotify interface

Nova interface do Spotify no desktop (dir.) sacrifica várias funções que a versão antiga (esq.) apresentava com destaque para usuários (Imagem: Spotify/Reprodução)

A barra de buscas, que antes seguia o padrão universal (ou seja, estava presente independente da sua navegação) agora deve ser acionada com um comando no teclado. Além disso, a busca também mudou: ao invés de organizar cronologicamente as músicas de um determinado artista, o Spotify agora os posiciona aleatoriamente, o que é um problema para quem sabe qual música buscar, mas não se recorda a qual álbum ela pertence, por exemplo, ou se faz parte de algum remix.

Também há o problema de atalhos muito úteis terem sido removidos pelo Spotify na nova interface: antigamente, pressionar a tecla de “Voltar” (“Backspace”) ou “Delete” eliminava uma música da lista de reprodução. Agora, você deve fazer isso pelo mouse. Além disso, também sumiram os alertas sobre adicionar músicas em duplicidade na lista, por isso é fácil você repetir uma música que já está na sua playlist sem motivo.

O fórum oficial do Spotify já até lançou uma atualização que corrige boa parte desses problemas, mas a impressão dos usuários é a de ainda afirmar que a experiência está “quebrada”. Indo além, muitos deles estão bem chateados pela plataforma os colocarem nessa experimentação sem que eles tivessem alguma escolha – considerando que são usuários pagantes.

O Spotify disse que está averiguando o feedback de sua comunidade e vai promover correções de acordo.