O aplicativo Mi Mover, da Xiaomi, esteve restrito aos usuários dos celulares da empresa até recentemente. Agindo como um facilitador para a transferência de dados de um Xiaomi a outro, nos casos de troca de smartphone, o app agora pode ser baixado por qualquer smartphone Android.
A proposta do app não é nova — aplicativos como o Move to iOS fazem a migração de celulares Android para o sistema da Apple há algum tempo. Mas é indício de que a Xiaomi está tentando conquistar usuários de outras empresas. Afinal, uma maneira simples e fácil de transferir todos os seus dados para um novo celular é certamente um atrativo… se não fosse o fato de que quem usa Android também já possui algo semelhante.
A ferramenta de migração de dados própria do Google funciona através da função backup do Google Drive, e com um método bem direto: basta fazer backup de todos os dados no Drive, a partir do celular prestes a ser trocado, e entrar com sua conta Google no novo smartphone.
Limitações
Mas voltemos ao funcionamento do Mi Mover da Xiaomi. É bem simples: depois de baixá-lo no celular para o qual seus arquivos serão transferidos, autorize o aplicativo a acessar seus dados. Depois disso, faça o pareamento entre os dois dispositivos e depois de selecionar quais dados quer que sejam transferidos, basta esperar o app transferi-los.
Caso você não tenha tido um celular Xiaomi e precise usar o Mi Mover por ter acabado de comprar um, sem problemas. O app atenderá diretamente suas necessidades. Por outro lado, se você pretende trocar seu Xiaomi por um concorrente, temos más notícias: celulares de outras empresas não podem transferir seus dados através do aplicativo. Ou seja, mesmo que a empresa chinesa tenha ‘democratizado’ o acesso ao app, ainda há uma exclusividade para usuários de seus produtos.
Pode-se argumentar que se trata duma estratégia dupla da empresa. Enquanto a Xiaomi fornece a maior utilidade do Mi Mover para usuários de smartphones concorrentes, como meio de torná-los seus clientes, ela tenta deixar mais difícil, para aqueles que já compram seus produtos, a opção pela concorrência.
Via Android Police.