O Mozilla Firefox é uma das principais alternativas de usuários Android ao Google Chrome. A versão mais recente do navegador receberá nas próximas semanas novas atualizações para consertar bugs e implementar novas extensões (algo com que o Chrome não conta) à plataforma.
Manter o navegador atualizado é essencial para quem deseja uma experiência aprimorada nos smartphones. Pensando nisto, recentemente o Firefox passou por uma repaginada completa, na qual recebeu design atualizado e funcionalidades que aproximaram o navegador da versão para desktops.
Apesar disto, em decorrência de algumas falhas de APIs, o suporte a add-ons e extensões ainda estava limitado a poucos recursos. Aparentemente, esta realidade mudará com a chegada da versão 83 do navegador.
A nova atualização introduzirá 10 novas extensões ao Firefox, que variam desde aprimoramentos nos recursos de pesquisa, até gadgets para a produtividade, como um tocador de vídeos em segundo plano, os gerenciadores de senhas Bitwarden e Tomato Clock, além de novos Ad Blocks.
Novas extensões para Firefox
- Video Background Play Fix: permite e execução de vídeos em segundo plano.
- Google Search Fixer: corrige bugs da ferramenta de pesquisas do navegador, apresentando os mesmos resultados de uma pesquisa realizada pelo Chrome.
- FoxyProxy: atualiza as ferramentas de proxy do navegador.
- Bitwarden: permite o gerenciamento de senhas.
- Ghostery: Ad Blocker.
- AdGuard: Ad Blocker que também bloqueia anúncios de redes sociais como o Facebook e Youtube.
- Image Search Options: acrescenta a opção de pesquisa reversa para imagens do navegador.
- Web Archives: permite a pesquisa e visualização de páginas em cache dos mecanismos de pesquisa.
- Tomato Clock: gerencia o tempo de uso do navegador.
- LeechBlock NG: gerenciador de produtividade que permite o bloqueio de determinadas páginas em horários específicos do dia.
Com os novos recursos, no total, o Firefox passará a ter 19 add-ons disponíveis aos usuários Android. A marca ainda está muito abaixo dos recursos oferecidos para a versão de desktops, mas demonstra a boa vontade da Mozilla em melhorar cada vez mais a experiência dos seus usuários mobile.
Inclusive, a organização já declarou que está trabalhando para que no futuro tanto as versões mobile, quanto as versões para desktop recebam os mesmos recursos do navegador. A versão 83 será disponibilizada na Play Store nas próximas semanas. No entanto, se você já possui o Mozilla Firefox instalado no seu aparelho, basta aguardar que a atualização será indicada automaticamente pelo sistema.
Para aqueles que desejam testar as novas funcionalidades antes, é possível baixar uma versão genérica do app no APK Mirror, mas atenção: o arquivo pode não estar totalmente otimizado para o seu aparelho. Baixe por sua conta em risco.
Você pode conferir todas as notas da atualização aqui.
Via: Android Police