Quem já consertou seu celular numa autorizada sabe: a diferença de preço entre eles e o estande na rua é brutal. Passou a garantia, é ao segundo a quem se recorre. Mas os proprietários de todas linha iPhone 12 não terão a opção amiga. Consertar a câmera do iPhone 12, só em autorizada.
Ou é o que descobriu o site iFixit. Ao tentar trocar os módulos de câmera do iPhone 12 o iFixit descobriu que só é possível consertar o dispositivo com ferramenta proprietária da Apple. E não adianta fazer gambiarra, pois a ferramenta é ligada à nuvem. Com isso, acessível apenas para técnicos autorizados pela Apple. Ou seja, é impossível o reparo da câmera da linha iPhone 12 por técnicos em geral.
Documento vazado
A tentativa de reparo foi feita pelo pessoal do iFixit em substituição entre os módulos de câmera de dois iPhones 12. Eles identificaram a instabilidade de alternância entre as lentes, também não foi possível mudar para a câmera ultralarga e alguns modos de câmera simplesmente pararam de funcionar. Por fim a câmera travou ficando completamente sem resposta.
O iFixit chegou a essa conclusão depois de testes exaustivos e o compartilhamento de dúvidas entre vários técnicos que analisaram um guia interno de treinamento da Apple vazado na internet. Tiveram que aceitar que só com o software da Apple dá para trocar a câmera.
Acima, o resultado. O conserto é inviável de ser feito por conta própria nos modelos iPhone 12, iPhone 12 Mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max. O iFixit não afirma que é algo uma decisão má intencionada Apple. Pode ser um bug que a empresa vá consertar num futuro próximo. Em modelos anteriores o conserto era fácil, de acordo com o iFixit. Por outro lado também é possível que a Apple esteja planejando bloquear todas as câmeras e reparos de tela não autorizados do iPhone.