Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Com a quantidade de tempo que as coisas tomam na nossa vida, talvez arranjar tempo para ler pareça uma tarefa hercúlea. Trabalho, responsabilidades e afazeres tornam a literatura um campo interessante, mas difícil de se manter ligado. Por isso, separamos aplicativos que podem ajudar você a retornar o contato com os livros e organizar as leituras.

publicidade

Diferente de programas como o Skeelo ou até mesmo o Kindle para smartphones, estes aplicativos não possuem o foco de oferecer uma leitura digital. Ao invés disso, o objetivo destes apps a seguir é a de estimular o hábito de ler, acompanhando a quantidade de livros e páginas viradas. 

Skoob, para os leitores em português
Três telas do Skoob

Imagem: Divulgação/Google Play

Desenvolvido a partir da rede social de leitura de mesmo nome, o app do Skoob centraliza uma série de atividades que não só ajudam a conhecer outras obras, mas também outros leitores. Organizado como uma plataforma de interação para livros, o programa oferece um feed de atualizações e permite interagir com as leituras que outros usuários estão fazendo.

O aplicativo permite organizar listas e histórico de leitura, além de possuir uma calculadora de páginas, para estimar o tempo que levará para terminar uma obra. Também é possível escrever comentários à medida que completa o livro, bem como ler e avaliar resenhas sobre os títulos presentes. 

Um dos diferenciais do Skoob para outros aplicativos de organizar leituras é que a maior parte do catálogo registrado na rede social são de edições e livros em língua portuguesa. O app possui uma vasta gama de livros cadastrados pelas próprias editoras, e um leitor de código de barras ajuda a identificar o número ISBN da obra. Caso o livro não se faça presente, o registro é simples.

publicidade

Skoob está disponível para Android e iOS.

Goodreads, para indicações e frases
quatro telas do Goodreads

Imagem: Divulgação/Google Play

Assim como o Skoob, o Goodreads é uma plataforma de leitores que funciona como catálogo e rede social — porém, com foco em obras no idioma inglês. Os livros são organizados por gêneros e listas de leitura de outras pessoas, e a plataforma possui uma maior ênfase na interação: você pode indicar e receber indicações individuais de outros usuários que seguem sua conta.

O app do Goodreads também possui identificador de títulos por escaneamento: basta fotografar a capa da obra e ela tentará reconhecê-la com base na base de dados do app. E o catálogo é grande: a rede alega ter cerca de 2,2 bilhões de livros registrados. Caso as obras que você leu não estejam lá, o cadastro de obras também é simples e pode ser feito pelo próprio aplicativo.

Ao contrário de outros aplicativos, o Goodreads permite não só organizar os livros, mas também adquiri-los. A própria plataforma oferece links de compra em sites e lojas que o usuário poderá fazer a encomenda. Ou ainda, em alguns casos, alugá-lo para leitura como ebook. 

Goodreads está disponível para Android e iOS.

 Minha Leitura, para quando o foco é anotações
Três telas do Minha Leitura

Imagem: Divulgação/Google Play

O Minha Leitura é um app para quem quer menos distrações com interação e mais foco numa jornada pessoal. O aplicativo não possui uma rede social de compartilhamento nem base de dados com resenhas e notas das obras. Ao invés disso, cada livro, quantidade de páginas, lista de leituras e títulos lidos.

Apesar da desvantagem de inserir cada dado, o Minha Leitura não possui a mesma desvantagem dos outros apps, de depender de registros para organizar leituras. Basta inserir o nome do livro, a quantidade de páginas e, se quiser, a foto da capa. Feito isso, é possível registrar o progresso da leitura e tomar notas, que podem ser compartilhadas nas redes sociais. 

No aspecto de interação, o app permite a criação de grupos de leitura fechados, em que as pessoas podem discutir opiniões, notas e impressões sobre os livros presentes. O app também possui uma versão direcionada para educadores, que podem conduzir as leituras e discussões.

Minha Leitura está disponível apenas para Android.

Imagem: Cottonbro/Pexels/CC