Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Instagram derrubou uma fábrica de likes chamada LikeUp.Me, um site que vendia engajamento falso na rede social, como likes e seguidores inautênticos. O LikeUp.Me usava uma extensão para Google Chrome, também chamada LikeUp, para gerar os likes falsos para seus clientes.

Publicidade

Depois de receber uma intimação (uma ordem de cease and desist) do Instagram, o site da fábrica de likes LikeUp.Me saiu do ar. Esse tipo de ordem exige que o destinatário pare de realizar uma atividade ou enfrente uma ação judicial da parte do remetente, nesse caso o Facebook, dono do Instagram.

Sem mais trapaça

Uma mensagem no site da fábrica de likes agora diz: “Desculpe, o LikeUp não está funcionando. Esse serviço não irá mais funcionar. Os reembolsos pelo último mês estão sendo processados”. A Motherboard, que escreveu sobre o caso hoje, ficou sabendo da ordem de cease and desist contra o LikeUp.Me através de um e-mail enviado a eles por Aleksey Bykhun, CEO do site. “Estou procurando uma pequena consultoria para responder uma ordem C&D do Facebook”, escreveu Bykhun. Depois que a Motherboard pediu comentários sobre as atividades de sua fábrica de likes no Instagram, Bykhun bloqueou os repórteres do site de seu Telegram.

Segundo o site pessoal de Bykhun, o LikeUp.Me teve uma renda de US$ 100 mil (cerca de R$ 525 mil pela conversão atual) em 2020. Por e-mail, um porta-voz do Facebook disse à Motherboard que engajamento falso viola as regras do Instagram, e que eles vão tomar ações como a ordem de cease and desist contra companhias que vendem esse tipo de engajamento.

Imagem: Prateek Katyal/Pexels/CC