Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Em preparação para o fim do Hangouts, as versões de Android e iOS do app estão exibindo um aviso aconselhando a migração para o Google Chat. “Aconselhar” é eufemismo: ao Google está desconectando as contas de alguns usuários da versão gratuita do app de videoconferências.

No aviso exibido no Google Hangouts, que assegura que todas as conversas serão devidamente migradas de um app para o outro, são apresentadas somente duas possibilidades. A primeira leva o usuário a uma página de suporte do Google, que esclarece algumas coisas a respeito da migração do Hangouts para o Google Chat.

publicidade

A segunda, entretanto, dá a opção de abrir o Chat no Gmail. Se selecionada, ela desconecta a conta do Google no app antes de levar o usuário ao Gmail. Contudo, caso o usuário queira permanecer usando o Hangouts depois disso, ele deve adicionar novamente sua conta ao app. Do contrário, ele não receberá nenhuma notificação e, é claro, nem será capaz de usar o aplicativo. Na versão web, o aviso, com as mesmas opções, também pode ser encontrado.

Imagem mostra a página inicial da web do Google Hangouts, exibindo uma mensagem aconselhando a migração para o Google Chat

Os motivos por trás do fim do Hangouts

A descontinuação do Google Hangouts está sendo planejada há algum tempo pela empresa e ela se deve, principalmente, pela introdução do Google Meet e do próprio Google Chat em seu ecossistema de apps. Juntos, eles fazem o que o Hangouts fazia sozinho, mas com novas ferramentas e funções. Outro fator relevante foi a mudança nas leis de telecomunicação dos EUA e dos países da União Europeia, que obrigaram a empresa a remover as ligações no app.

Além disso, o objetivo da empresa é unificar o Meet, o Chat e o Gmail, para que os apps possam ser usados em conjunto de forma fluída. Mesmo assim, não há ainda uma data para o fim do Hangouts na versão gratuita. Mas para os usuários do plano Enterprise do Google Workspace, o prazo é até o final deste ano, o que talvez indique que o aplicativo será encerrado em todas as suas versões até lá.

publicidade

Via 9to5Google

Imagem: Fiskes/iStock