Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Está com lixo acumulado em casa, e não sabe como resolver o problema? Uma solução é usar o app Cataki, que deixa o usuário entrar em contato com catadores de materiais recicláveis para agendar retiradas diretamente no seu endereço. Depois disso, o app localiza o catador mais próximo do usuário, e os dois então negociam o valor para a coleta do material, que depois é levado para locais de reciclagem como cooperativas, pontos de entrega voluntária (PEVs), ferros-velhos e ecopontos.

publicidade

O aplicativo foi lançado em 2017 pela ONG Pimp My Carroça, e visa aumentar a renda dos catadores, assim como o índice de reciclagem no Brasil. Além de retirada de materiais recicláveis, também é possível agendar serviços de remoção de entulho e restos de poda, descarte de móveis e objetos volumosos, e pequenos transportes pelo app.

Calculadora de impacto mostra os rendimentos obtidos com reciclagem

No mês passado, o Cataki ganhou a função Calculadora de Impacto, onde o usuário pode ver quanto ajudou a economizar através da reciclagem em energia elétrica, emissão de gases de efeito-estufa, água, espaço em aterros e árvores. O cálculo de economia é baseado nos materiais mais coletados pelos catadores, como papelão e papel, plástico, vidro, alumínio e outros metais.

As ações do Cataki e da ONG Pimp My Carroça durante a pandemia renderam uma indicação ao Prêmio Empreendedor Social do Ano em 2020 na categoria “Ajuda Humanitária”, como uma das 10 principais iniciativas de combate ao Covid-19 no Brasil. Segundo uma pesquisa da Move Social, o Cataki aumenta em 64% a renda dos catadores registrados no app.

Gostou da proposta desse app? O Cataki é totalmente gratuito, e pode ser baixado no Google Play para Android e na App Store para iOS. O app já conta com mais de 5 mil catadores de recicláveis cadastrados em mais de mil cidades do Brasil.

publicidade

Imagem: LanaStock/iStock