Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Com o fim das férias escolares, estudantes de todo o Brasil estão de volta às aulas e, seja presencialmente ou online, a tecnologia pode ser uma grande aliada do aprendizado, auxiliando os alunos através de apps e sites. Com a pandemia e o aumento da demanda por ensino à distância, muitas escolas e universidades aperfeiçoaram seus sistemas online para conseguir apresentar as aulas mesmo longe das salas. No entanto, serviços terceirizados também podem ser úteis.

Brainly

Apps para ajudar com a volta às aulas

publicidade

Esse é um velho conhecido dos estudantes. O aplicativo polonês foi criado com o foco justamente em educação. Aqui milhares de estudantes compartilham perguntas e respostas sobre os mais variados temas. É possível estudar por matérias específicas e até mesmo por livros com questões de uma determinada área.

O Brainly ainda é de grande ajuda para estudar para o vestibular, já que entre as milhares de questões presentes estão muitas retiradas do Enem, Fuvest e outras provas. Tudo separado por tema, dificuldade e prova.

O próprio app define como “uma comunidade de compartilhamento de conhecimento onde 350 milhões de alunos e especialistas unem forças para responder às questões de dever de casa mais difíceis”. Tanto o app quanto o site do Brainly são gratuitos, mas existe uma versão paga sem anúncios. Android e iOS.

Easy Study

Apps para ajudar com a volta às aulas

publicidade

Com a volta às aulas, o app Easy Study vai ajudar a organizar sua rotina de estudos, importante para quem está aprendendo de casa. Com ele dá para separar o tempo para cada matéria, intervalo, horário de acordar e etc. O aplicativo organiza tudo em ciclos para evitar que o estudante fique com o conteúdo acumulado.

Além de te ajudar na escola ou faculdade, o app ainda é útil para quem está pretendendo prestar vestibular, já que ajuda o estudante a não se perder no meio de tantas matérias. No fim de cada ciclo, dá para ver quantas horas de cada matéria foi estudada. Com isso o aluno sabe se precisa aumentar a carga de alguma ou diminuir de outra.

Com o app dá para manter uma rotina mais produtiva e organizada. O Easy Study é gratuito, mas possui uma versão paga com alguns recursos extras. Android e iOS.

Shapp

Apps para ajudar com a volta às aulas

O Shapp é uma plataforma educacional que conecta professores particulares e alunos do ensino fundamental, médio ou superior, além de aula de línguas, violão, dança e até treinador ou personal trainer.

As aulas podem acontecer tanto online quando presencialmente, com o pagamento ocorrendo dentro do serviço. Aqui existem professores de diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil, que vão poder te ajudar. O aplicativo ainda mostra quais estão sendo os temas mais estudados em determinadas matérias naquela semana e quais aulas estão sendo mais frequentes, o que pode ser bem útil para os professores. AndroidiOS.

Focus To-Do: Pomodoro Timer & Lista de Tarefas

Apps para ajudar com a volta às aulas

Está tendo dificuldades de concentração? Esse aplicativo pode ajudar. O Focus To-Do usa o famoso método pomodoro para tentar melhorar a concentração e o foco nas tarefas. Isso, claro, pode ser extremamente útil quando se estuda em casa e precisa conseguir controlar melhor o tempo.

A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. Ao fim de cada período, é feita uma pausa de 5 minutos e, ao final de cada 4 blocos, uma pausa de 30.

O aplicativo, além de controlar o método pomodoro, ainda possui uma opção para adicionar listas de tarefas, que auxilia o gerenciamento de suas funções. Também é possível modificar o tempo do pomodoro e sincronizar com as tarefas. Android e iOS.

Todoist
Apps para ajudar com a volta às aulas

Estudar em casa pode ser um tanto quando chato e solitário, mas o Todoist permite estudar junto com seus amigos. O app conta com o compartilhamento de tarefas e conteúdo, para que o aprendizado de todos seja compartilhado. Além disso, o app avisa sobre datas para entregas de trabalhos e ajuda na hora do grupo ver o que está faltando e quem ainda não entregou, com a volta às aulas pode ser bastante útil.

Assim como outros dessa lista, o Todoist também ajuda a controlar suas tarefas, te avisando do dia em que você precisa tirar dúvidas, lembretes de datas e etc. Outro destaque é que ele é integrado com o Google Agenda e o Gmail, então quem gosta de manter tudo compartilhado vai considerar bem útil. O serviço possui uma versão gratuita e outra paga com mais funções. Android e iOS

Minha Biblioteca

Apps para ajudar com a volta às aulas

Esse app é bem específico, mas para estudar de casa com a volta às aulas pode ser bem útil. O Minha Biblioteca ajuda a organizar seus livros. Para saber onde parou, em que página e qual o tema da obra.

Você pode adicionar o livro escaneando o código de barras, pesquisando pelo nome ou até mesmo de forma manual. Ainda é possível compartilhar sua biblioteca com outras pessoas e abrir no computador.

O serviço usa Google, Amazon, Open Library, Worldcat, IsbnPlus, Moly, data.bn, Libris, ISFDB e Biblio para comparar os números ISBN com os livros que você pesquisa. Além de livros, também é possível catalogar gibis e outras publicações. Android.

YouTube

Apps para ajudar com a volta às aulas

Apesar de não ser voltado especificamente para educação, o YouTube é uma das maiores plataformas de vídeo aulas do mundo. Milhares de professores postam vídeos ensinando os mais variados conteúdos. Matemática, história, física, inglês, não importa a matéria, certamente vai haver conteúdo no YouTube sobre ela.

Mas aqui também existe o perigo, como o conteúdo não passa por uma triagem, podem ter vídeos pouco explicativos ou até mesmo com informações falsas. Por isso é preciso ficar atendo ao canal e ao professor. De preferência, use vídeo aulas de canais conveniados a escolas, ensino à distância, ou cursinhos, como o Guia do Estudante, Descomplica e outros. Vale também ficar atendo ao número de inscritos e comentários sobre os professores para ter uma ideia se dá para confiar. Android e iOS.

Imagem: Pollyana Ventura/iStock